Buscar no Cruzeiro

Buscar

Detran-SP

Fiscalização registra 21 recusas ao teste do bafômetro durante operação em Salto

A ação contou com apoio da Polícia Militar

01 de Outubro de 2025 às 20:39
Da Redação [email protected]
A reincidência em um período de 12 meses dobra o valor da penalidade
A reincidência em um período de 12 meses dobra o valor da penalidade (Crédito: Divulgação/Detran-SP)

Uma operação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) fiscalizou 592 motoristas na Avenida Vicente Schivitaro, em Salto, no dia 27 de setembro. A ação contou com apoio da Polícia Militar.

Durante a abordagem, 21 condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, tanto a recusa quanto a condução sob efeito de álcool configuram infrações gravíssimas. Em ambos os casos, os motoristas estão sujeitos a multa de R$ 2.934,70 e processo de suspensão da carteira de habilitação. A reincidência em um período de 12 meses dobra o valor da penalidade.

Casos em que o teste do bafômetro indica 0,34 miligramas de álcool por litro de ar ou mais, são classificados como crime de trânsito. Nessa situação, além da multa e do processo de suspensão da CNH, o condutor pode ser detido e responder judicialmente, com pena prevista de seis meses a três anos de prisão.

De acordo com o Detran-SP, a iniciativa visa reduzir o número de acidentes relacionados ao consumo de bebida alcoólica por motoristas.