Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na região

Estação de Tratamento de Esgoto de Itu será concluída até o fim do ano

Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo visitou as obras

30 de Agosto de 2025 às 17:04
Vanessa Ferranti [email protected]
ETE Pirajibu foi inaugurada em 2018 pela Prefeitura de Itu, mas apresentou problemas estruturais já no período de testes
ETE Pirajibu foi inaugurada em 2018 pela Prefeitura de Itu, mas apresentou problemas estruturais já no período de testes (Crédito: Daniel Gouveia)

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajibu, em Itu, será entregue até dezembro deste ano. A informação foi confirmada pela Prefeitura do município. Na manhã deste sábado (30), a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende, acompanhada do prefeito Herculano Passos (Republicanos) e da equipe da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), visitou as obras no local. Em seguida, ela esteve nas obras de pavimentação da Estrada Vicinal do Butantã, entre São Roque e Araçariguama. A agenda da secretária terminou em Itupeva.

A ETE Pirajibu foi inaugurada em 2018 pela Prefeitura de Itu, mas apresentou problemas estruturais já no período de testes e foi desativada antes de começar a funcionar. Em 2020, após denúncia, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu uma investigação para apurar o despejo de efluentes sanitários sem tratamento na natureza.

Segundo reportagem do Cruzeiro do Sul, publicada em outubro de 2021, a Justiça reconheceu a gravidade da falta de operação da estação e estabeleceu prazo para que a Companhia Ituana de Saneamento informasse quando as obras seriam realizadas.

De acordo com a CIS, um acordo foi firmado estabelecendo que a conclusão dos trabalhos deve ocorrer até o final deste ano. Quando finalizada, a ETE beneficiará cerca de 56 mil pessoas do distrito onde está instalada, além do novo distrito industrial da cidade e do futuro Cacau Park. A obra recebe investimento de R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

“Estamos olhando o que é preciso ser feito e um dos pontos é a questão ambiental e de saneamento, de melhorar o nosso esgotamento sanitário, o setor de águas como um todo. São R$ 3,5 milhões em investimentos do Fehidro, realizados de forma conjunta com os comitês de bacia, prefeituras e o Estado, para unirmos esforços e de fato resolvermos problemas”, afirmou Natália Resende.

As obras da estação Pirajibu estão divididas em três fases: fundação, reforma estrutural e impermeabilização. Segundo Gilmar Souza, superintendente da CIS, a primeira etapa já foi concluída.

“Nós estamos na segunda e terceira fases. A primeira já foi superada, que foi toda a questão estrutural. Essa ETE nunca funcionou, pois apresentou problemas logo no início, quando foram feitos os testes. Essa gestão deu celeridade às obras e hoje estamos realizando a impermeabilização de um dos tanques. A concretagem de ambos já está pronta e a impermeabilização do segundo tanque será feita nos próximos dias”, explicou.

O prefeito de Itu destacou que, após a conclusão das obras, 100% do esgoto do município será tratado. “Vai atender toda a região do Pirapitingui e vamos devolver ao rio a água pura, como recebemos. Nós vamos tratar o esgoto e isso também será positivo para Sorocaba, porque vai despoluir o rio e, consequentemente, trazer benefícios para todos.”

Estradas

Após visitar a ETE em Itu, a secretária acompanhou as obras de pavimentação da Estrada Vicinal do Butantã, entre São Roque e Araçariguama, ao lado do presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).

As intervenções incluem serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem ao longo de 3,7 quilômetros da via. As obras têm previsão de conclusão para o final de 2025 e, segundo o Estado, devem beneficiar cerca de 35 mil habitantes, além de usuários de outras regiões que utilizam a estrada.

Sobre outros investimentos previstos para a região, Natália Resende informou que a rodovia Emerenciano Prestes de Barros (SP-97), no trecho que liga Sorocaba a Porto Feliz, também receberá melhorias. Em agosto de 2025, o Cruzeiro do Sul divulgou que o Governo do Estado autorizou as obras de duplicação da rodovia.

“Esse é um dos exemplos para o qual vamos abrir licitação. Isso faz parte de um grande programa que estamos desenvolvendo junto com o governador Tarcísio de Freitas para melhorar o escoamento e a mobilidade das pessoas, aliado também às ações ambientais, já que temos dado muita atenção à drenagem, que contribui inclusive para o desassoreamento dos rios”, destacou.

Galeria

Confira a galeria de fotos