Resgate
Filhote de gato-do-mato é resgatado após incêndio em área de mata em São Roque
O animal, que apresentava queimaduras na cauda e por partes do pelo, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Cras Núcleo da Floresta
Um filhote de gato-do-mato foi resgatado nesta quarta-feira (27) em uma área de mata atingida por um incêndio, nas proximidades da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em São Roque. O animal, que apresentava queimaduras na cauda e por partes do pelo, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Cras Núcleo da Floresta.
Segundo o biólogo e diretor do Cras, Rafael Maná, o filhote chegou ao centro bastante desidratado e desnutrido. Apesar disso, tem respondido bem ao tratamento. No entanto, ainda é cedo para afirmar se ele poderá ser devolvido à natureza. “Primeiro, precisamos garantir sua saúde e desenvolvimento adequado. Depois, iniciaremos o processo de reabilitação. Dependendo da sua evolução, avaliaremos a possibilidade de reintrodução na natureza”, explicou o biólogo.
Após um dia de cuidados, o animal já apresenta sinais de melhora e está mais ambientado ao novo espaço. “Hoje ele está bastante ativo e se alimentando bem. Acredito que a fase crítica já está quase superada”, completou Maná.
Apesar de ser uma espécie ameaçada de extinção, o biólogo ressalta que o gato-do-mato tem sido avistado com relativa frequência na região.