Capela do Alto
Trabalhador tem as mãos mutiladas em acidente em granja
MTE interditou a empresa; outro acidente grave ocorreu no local em 2023
Um jovem de 19 anos foi socorrido após ficar com os braços presos em uma máquina transportadora de alimentação de aves, em uma granja localizada na altura do quilômetro 132 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Capela do Alto, por volta das 9h desta segunda-feira (25).
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima foi encontrada por outro trabalhador do local, que solicitou apoio para o resgate. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro equipes foram acionadas para atender à ocorrência.
No local indicado, os bombeiros medicaram o rapaz ainda preso à máquina. Após retirá-lo do equipamento, ele foi encaminhado consciente ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o jovem teve ambas as mãos mutiladas.
O plantão policial de Capela do Alto foi acionado e solicitou a realização de perícia no local, dando início aos trabalhos de investigação. No momento, o MTE interditou a empresa responsável, que permanecerá fechada até apresentar equipamentos de segurança adequados.
Ainda segundo o MTE, este foi o segundo acidente grave do qual o órgão teve conhecimento — o primeiro ocorreu em 2023 — e, em ambos os casos, a empresa não emitiu a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Por não ter feito as comunicações, a empresa está sujeita a uma multa de R$ 188 mil. A interdição segue por tempo indeterminado.
O que diz a empresa
Em nota, a empresa, que se chama Granja Avícola Econômica Ltda., informa que o colaborador envolvido no acidente está recebendo todo o atendimento necessário, com suporte estendido também à sua família. "As causas estão sendo apuradas para adoção de medidas preventivas e corretivas. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossa equipe", diz o documento. Eles ainda alegam que seus colaboradores são sempre tratados com cuidado e respeito. "A empresa não medirá esforços para assegurar as melhores condições de tratamento. Todas as recomendações médicas serão integralmente atendidas, além do acompanhamento psicológico oferecido a ele e aos seus familiares", finalizam.