Peçonhento
Criança é picada por escorpião em creche de Votorantim
Segundo a prefeitura, ela teve alta no mesmo dia
Uma criança foi picada por um escorpião em uma creche de Votorantim. O caso ocorreu na terça-feira (19), na creche Clélia Carrara, mas a prefeitura confirmou o Cruzeiro do Sul apenas nesta segunda-feira (25). Em nota, a Secretaria de Educação informou que o aluno foi encaminhado ao hospital e, como o ferimento foi considerado superficial, teve alta no mesmo dia.
Ainda de acordo com a prefeitura, a instituição de ensino recebeu uma dedetização no dia 24 de julho, com garantia válida até 25 de janeiro do ano que vem. "A Secretaria de Educação solicitou um reforço na dedetização, efetuado em 21 de agosto de 2025", conclui o comunicado enviado à imprensa.
O caso deste mês se junta aos outros 58 acidentes notificados para a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Nenhuma morte por picada de escorpião foi registrada em Votorantim neste ano. Os dados estão descritos no painel do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (Nies).
Quando há uma picada, é necessário que o paciente receba o soro antiescorpiônico o mais rápido possível. Um dos locais com o produto é o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). De acordo com os médicos, crianças de até 10 anos de idade precisam receber o soro antiescorpiônico em até 1h30 após terem sido picadas por escorpião.
Para facilitar o atendimento às vítimas de animais peçonhentos, a SES-SP lançou uma ferramenta online para a localização e identificação dos 220 pontos de atendimento soroterápico para vítimas de escorpião, aranha, serpente e lagartas. Trata-se de um mapa interativo que fornece as informações necessárias para buscar ajuda em emergências. O link é: cievs.saude.sp.gov.br/soro/.