Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

TRE faz recontagem de votos e Luiz Carlos assume vaga de Ita na Câmara de Votorantim

Ita disse que ficou surpreso com a perda da vaga de vereador por decisão do TRE

21 de Agosto de 2025 às 21:11
Da Redação [email protected]
Ita disse que ficou surpreso com a perda da vaga de vereador por decisão do TRE
Ita disse que ficou surpreso com a perda da vaga de vereador por decisão do TRE (Crédito: Thais Verderamis)

A Câmara Municipal de Votorantim anunciou em coletiva de imprensa ontem (21), às 18h, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) de eleger o vereador Luiz Carlos (PL), que vai assumir o cargo de Adeilton Tiago dos Santos (PRD), conhecido como Ita.

Segundo o TRE, o reprocessamento dos votos ocorreu por uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), proposta pela Coligação “Eu Escolho Votorantim”, integrada pelos partidos PSB, PSD, União, PDT e PP, que está em andamento, contra Fabíola Alves da Silva (ex-prefeita), César Silva (ex-vereador) e Pastor Lilo (também ex-vereador) por abuso de poder, de autoridade e política, por atos praticados em período de eleições.

Em primeira instância, Fabíola Alves e o Pastor Lilo se tornaram inelegíveis por oito anos, a contar da data do primeiro turno das eleições municipais de 2024. A decisão foi mantida em segunda instância, o que gerou o reprocessamento dos votos das eleições do município de Votorantim. Esse reprocessamento foi realizado quarta-feira (20), às 13h30, na sede do cartório eleitoral do município.
Com o recontagem dos votos e alteração do quociente partidário, o vereador Luiz Carlos passa a ser eleito e Ita passa a ser suplente. “Eu fiquei sabendo hoje da notícia pelo presidente. Ele foi notificado pelo Cartório Eleitoral de Votorantim que teve a recontagem dos votos e infelizmente, nessa recontagem eu não poderia mais exercer a função de vereador. Estou surpreso, mas tenho que seguir”, afirmou Ita, na coletiva.

Segundo o agora vereador Luiz Carlos, que já atuou na legislatura de 2017 a 2020, a posse deve ocorrer hoje (22). Ele não esteve na coletiva de ontem. “Também estou surpreso, eu recebi um contato Vernihu Pereira do presidente da Câmara hoje (ontem) à tarde e não sabia do que se tratava. Fiquei chateado, porque tenho um bom relacionamento com o Ita, já fui vereador com ele. Mas vamos trabalhar agora. Amanhã vou me situar e, a partir de segunda-feira, colocar os planos em prática. Tomando posse, já começo a trabalhar”, disse Luiz Carlos.

Estiveram presentes na coletiva o presidente da Câmara de Votorantim, Rodrigo Kriguer (PSD), além dos vereadores Luciano Santos da Costa (Republicanos), Diego de Paiva Nunes (Podemos), Fernando Ribeiro Fernandes (PP), Ronaldo Furquim de Camargo (PL), Roberto França (PL) e Lucélia Matilde Ferrari (PT).

A Câmara de Votorantim também divulgou uma nota oficial sobre a mudança de vereador, reproduzida na íntegra logo abaixo.


Nota oficial da Câmara de Votorantim

A Câmara Municipal de Votorantim informa que recebeu, em 21 de agosto de 2025, ofício da Justiça Eleitoral comunicando o reprocessamento da totalização das eleições municipais de 2024.
De acordo com a decisão, houve alteração na composição do Legislativo Municipal: assume o mandato o vereador Luiz Carlos e deixa o cargo o vereador Ita.

A Presidência da Câmara determinou o cumprimento imediato da decisão, garantindo segurança jurídica, transparência e continuidade dos trabalhos legislativos.

A instituição registra seu reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo vereador Ita durante o período em que esteve no mandato e deseja êxito ao vereador Luiz Carlos nesta nova responsabilidade.

A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a legalidade, o respeito às instituições e a boa representação da população de Votorantim.