Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário

Tatuí celebra 199 anos de história, música e gastronomia

Município é conhecido como Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros

11 de Agosto de 2025 às 11:29
Da Redação [email protected]
O 199º aniversário de Tatuí foi comemorada nesta segunda-feira com Desfile Cívico
O 199º aniversário de Tatuí foi comemorada nesta segunda-feira com Desfile Cívico (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Tatuí)

A cidade de Tatuí, que integra a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), completa 199 anos nesta segunda-feira (11). Conhecido como Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros, o município, que iniciou como parte do povoado de Nossa Senhora Del Popolo, em Araçoiaba da Serra, tem suas raízes na época da colonização brasileira, com a presença de indígenas e a passagem de bandeirantes.

Os sertanistas, a caminho do Sul, foram os primeiros a passarem pelas terras que hoje fazem parte de Tatuí. Até então, aquele território era abrigado somente por comunidades indígenas, principalmente entre os rios Sorocaba e Tatuuvú – atualmente conhecido como bairro da Barreira.

Com a fundação da Usina de São João de Ipanema em 1810, uma ordem régia proibiu o corte de madeira que não fosse exclusivo à atividade. O decreto, de acordo com a Prefeitura de Tatuí, fez aumentar significativamente o número de moradores da região, que passaram a se dedicar à agricultura.

Apesar da história ter começado antes mesmo de sua fundação, foi somente em 11 agosto de 1826 que iniciou a divisão de terras, desmembrando o então povoado de Nossa Senhora Del Popolo e criando a cidade de Tatuí, por meio do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Ao longo desse período, o nome do município passou por diversas grafias diferentes – Tatuuvú, Tatuhú, Tatuhibi, Tatuy, Tatuhy –, até chegar à forma atual.

Música e Doces

Tatuí possui uma relação histórica profunda com as artes, contudo, o fato que mais se destaca é a existência do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos". Popularmente conhecido como "Conservatório de Tatuí", o espaço é a maior escola de música da América Latina.

Diante disso, em 2007, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decretou e reconheceu o município como Capital da Música Paulista. A legislação foi sancionada e assinada pelo então governador José Serra.

Além das artes, a cidade também tem sua marca registrada na gastronomia, sendo conhecida como a Terra dos Doces Caseiros. Esse título vem da tradicional Festa do Doce de Tatuí, celebrada anualmente no mês de julho. Neste ano, em sua 11ª edição, o evento reuniu 50 produtores locais, com a oferta de mais de 250 tipos de doces.

Celebrações

O 199º aniversário de Tatuí foi comemorada nesta segunda-feira com Desfile Cívico. Com o tema “Tatuí 199 anos – Tatuí fez estandarte”, inspirado nos versos do Hino da cidade, o desfile trouxe reflexões sobre os símbolos da identidade tatuiana, homenagens aos filhos ilustres da terra, à força da agricultura, ao desenvolvimento industrial e às expressões culturais, artísticas e esportivas que marcam a trajetória do município.

Galeria

Confira a galeria de fotos