Pipa
GCM apreende linhas com cerol durante operação em Votorantim
Ação foi realizada na Vila Garcia e no Jardim Residencial Chácara Ondina para coibir uso de material cortante em pipas
Uma operação realizada neste domingo (3) pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim apreendeu materiais cortantes utilizados para soltar pipas. A ação, chamada “Por um fio”, foi realizada em duas regiões da cidade: o campo de futebol da Vila Garcia e o Jardim Residencial Chácara Ondina.
Durante a operação, foram apreendidos 13 carretéis com material cortante e diversas linhas com cerol abandonadas em áreas públicas. Além disso, os agentes orientaram moradores sobre os riscos e a proibição do uso desse tipo de material.
As duas regiões são consideradas pontos críticos tanto para a soltura de pipas com cerol quanto para o comércio irregular do produto. A GCM reforçou o patrulhamento para coibir essas práticas, que representam perigo à segurança de pedestres, ciclistas e, principalmente, motociclistas.
O cerol, mistura de cola e vidro moído, pode causar ferimentos graves e até mortes. Em Votorantim, a prática é proibida pela Lei Ordinária nº 2.263/2012, que veta a fabricação, venda e uso de qualquer tipo de linha cortante. Quem desrespeita a norma está sujeito a multa e outras penalidades. No caso de menores de idade, os responsáveis legais podem ser responsabilizados.