Economia
Iperó recebe encontro empresarial promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo
O evento está sendo realizado nos 645 municípios do Estado de São Paulo
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima, presidiu nesta quarta-feira (16) mais um encontro empresarial, realizado na Câmara Municipal, em Iperó. O evento está sendo realizado nos 645 municípios do Estado de São Paulo, Iperó foi a cidade número 392 das visitas.
Durante o encontro o secretário apresenta a diretriz do governador, Tarcísio de Freitas, o objetivo é valorizar a vocação de cada cidade para que possa ocorrer o desenvolvimento econômico; a geração de renda; capacitações; promoção de empregos; e principalmente, a movimentação da economia local. Aproximadamente 30 empresas da cidade participaram do evento.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Iperó, Silvia Cristina, “a reunião empresarial representa um passo importante para o futuro de Iperó. Estamos reunindo quem realmente faz a economia girar: empresários, lideranças públicas, investidores e instituições que acreditam no potencial da nossa cidade”, explica.
Segundo o Prefeito de Iperó, a região está crescendo, “isso é um compromisso com apoio do Governo do Estado e da Câmara, nós iremos entregar uma cidade com estrutura adequada, com todas as possibilidades, para que tenhamos as condições de fazer com que Iperó continue sendo puljante na economia”, conta.
Apesar da vocação, Iperó encontra dificuldades territoriais, “hoje o que dificulta muito a nossa situação são áreas públicas. Inúmeras empresas procuram a nossa cidade querendo investir, mas nós não temos áreas para poder ofertar, são muitas áreas particulares”, explica o Prefeito. Segundo as informações há um projeto de lei aprovado pela Câmara para a desapropriação de uma área, que poderá oferecer a infraestrutura necessária para que empresas venham para a cidade.
O secretário afirma a necessidade de entender cada região, “a vocação é o que nós estamos apostando. Então o que a gente está fazendo é achar a vocação e trabalhando na concepção do desenho”, explica Jorge Lima.
Segundo a secretária Silvia Cristina, “a cidade tem vocação natural para o turismo histórico, rural e de eventos. Com isso aumenta a demanda por hotéis, restaurantes, experiências locais. O turismo passa a ser, além de cultura e lazer, uma estratégia real de geração de renda para os pequenos e médios empreendedores locais”.
Está sendo instalado na cidade o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que, segundo a secretária Silvia Cristina, terá benefícios para a cidade: “(o reator) traz junto um ecossistema inteiro de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Com capacidade de atrair empresas de base tecnológica, saúde, energia, além de universidades, centros de pesquisa e fornecedores de toda ordem.”
A reunião é responsável por fazer conexões e alavancar as possibilidades que a cidade de Iperó tem, fazendo conexões, oferecendo oportunidades de emprego para a população, capacitação, e crescimento em todos os aspectos.
Galeria
Confira a galeria de fotos