Na Região
Governador alerta para efeitos de tarifa dos EUA
Em agenda na RMS, Tarcísio falou sobre exportações e participou da formatura de cursos gratuitos
Durante agenda na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou os possíveis impactos da proposta dos Estados Unidos de sobretaxar produtos brasileiros, tema que tem ganhado repercussão. O chefe do Executivo paulista defendeu articulação diplomática e reforçou a importância da economia paulista na balança comercial entre os dois países.
“Essa é uma competência do governo federal, da diplomacia brasileira, que historicamente tem se saído muito bem. Mas o que nos cabe, como Estado, é contribuir com dados, sensibilizar e mostrar o que está em risco”, afirmou o governador.
Segundo ele, o tarifaço pode afetar setores estratégicos para São Paulo, como a indústria aeronáutica e o agronegócio. Apenas a América do Norte tem cerca de 90 aeronaves da Embraer encomendadas, empresa com unidades em São José dos Campos e Gavião Peixoto. “Se essa tarifa for aplicada, pode acrescentar até US$ 9 milhões por aeronave, o que torna a operação inviável”, alertou.
Tarcísio também citou o impacto no setor de cítricos, especialmente na produção de suco de laranja, lembrando que 80% do suco consumido no mundo vem do Brasil, sendo boa parte de São Paulo. “Isso encarece também para o produtor americano, que não terá substitutos no curto prazo”, disse.
De acordo com o governador, o Estado já se reuniu com representantes da embaixada dos Estados Unidos para apresentar dados e reforçar a importância da relação comercial. “A ideia é sensibilizar e mostrar como essa medida pode ser prejudicial para ambos os lados”, afirmou.
Ele também destacou o papel de São Paulo na geração de empregos formais e abertura de empresas. “Lideramos com 30% dos postos formais criados no primeiro semestre, além de mais de 200 mil novas empresas abertas”, apontou. Tarcísio finalizou pedindo união entre os entes federativose a diplomacia nacional. “O momento exige cooperação e firmeza nas negociações.”
Formatura
O governador participou da cerimônia de encerramento do terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação, realizada pelo Fundo Social de São Paulo. Ao todo, 687 alunos concluíram cursos gratuitos de qualificação profissional na região de Sorocaba, em áreas com alta demanda como manutenção automotiva, gastronomia, panificação, tecnologia, soldagem, entre outras.
Treze municípios foram atendidos nesta etapa, entre eles Cerquilho, Tatuí, Iperó, Boituva e Porto Feliz. Desde maio, o programa já formou 1.975 pessoas, com foco em empregabilidade e empreendedorismo, especialmente entre jovens, desempregados e mulheres chefes de família.
As cerimônias ocorreram em Tatuí e Cerquilho, reunindo alunos de todas as cidades contempladas. Mais de mil formandos já estão empregados ou em processo de formalização como MEIs, segundo o governo estadual.
Tarcísio elogiou a iniciativa e destacou outras ações voltadas à empregabilidade, como a plataforma Trampolim (trampolim.sp.gov.br), que conecta pessoas a oportunidades de trabalho e apoia na criação de currículos.
As inscrições para o próximo ciclo do Caminho da Capacitação já estão abertas. As vagas são gratuitas e devem ser solicitadas exclusivamente pelo site www.cursofussp.sp.gov.br. A iniciativa conta atualmente com mais de 30 carretas móveis equipadas, oferecendo mais de 40 opções de cursos gratuitos em todas as regiões do estado. Outras informações sobre os cursos, cronograma e cidades atendidas estão disponíveis no portal oficial do Fundo Social ou nas prefeituras parceiras. (João Frizo - programa de estágio)