Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fortalecimento

Araçoiaba promove conferência com foco nos 20 anos do Suas

Evento é realizado a cada dois anos e tem como propósito discutir os rumos da assistência social em diferentes esferas de governo

01 de Julho de 2025 às 19:41
Da Redação [email protected]
.
Evento reuniu representantes do Poder Público, trabalhadores da área, participantes dos serviços socioassistenciais e membros da sociedade civil (Crédito: Lavínia Carvalho)

A Câmara de Araçoiaba da Serra foi sede nesta terça-feira (1º) da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu representantes do Poder Público, trabalhadores da área, participantes dos serviços socioassistenciais e membros da sociedade civil para dialogar, avaliar e sugerir propostas visando o fortalecimento das políticas públicas no município.

A conferência é realizada a cada dois anos e tem como propósito discutir os rumos da assistência social em diferentes esferas de governo. “O objetivo é pensar em propostas. A primeira coisa que fazemos é ver se o que foi proposto na conferência anterior, foi aplicado e desenvolvido e então pensamos em propostas tanto para o município, como para o Estado e para o Governo Federal”, explica a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Kélita Guimarães. “Este ano, como são os 20 anos do Suas, a gente fez um balanço: como o Suas está, o que o município já cresceu e o que ainda pode avançar?”

A secretária de Desenvolvimento Social de Araçoiaba, Luciane Fernandes Coneger, acrescenta que os participantes da conferência são quem relatam as dificuldades enfrentadas no acesso aos serviços. “É por meio da escuta que conseguimos construir políticas públicas eficazes”, afirma.

Entre as participantes estava Maurília Pedra do Carmo Brás, 66 anos. Ela conta que ficou sabendo da conferência por um grupo do WhatsApp. “Vim para entender melhor o que está acontecendo”, comenta. “Acho tudo isso um aprendizado.” Já para Aline Cinthian, 38, esses eventos são uma oportunidade de conhecimento e de sugerir melhorias nas políticas públicas.

O evento

Durante a conferência, os participantes foram divididos em grupos temáticos, cada um responsável por debater e formular propostas a partir de cinco eixos estratégicos: respeito às diversidades, gestão descentralizada, inclusão social, comunicação transparente e sustentabilidade financeira.

“A conferência reforça a importância da continuidade e do comprometimento com a política pública de assistência social, destacando que ouvir, propor e agir são caminhos fundamentais para o fortalecimento do Suas no município”, conclui Luciane. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)

Galeria

Confira a galeria de fotos