Crime ambiental
Operação ambiental apreende aves silvestres e serpentes exóticas em Salto e Itu
Mandados de busca foram cumpridos pela Polícia Civil com foco na manutenção irregular de animais e possível esquema de comércio ilegal
Uma operação da Polícia Civil de Itu cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça do município de Salto, com foco em crimes ambientais, especialmente na manutenção irregular de animais da fauna silvestre brasileira.
Segundo nota divulgada, durante a Operação Libertas Animalium, foram localizados e apreendidos, em Salto, nove pássaros silvestres em uma residência no bairro Jardim Marília. Entre as aves, estavam sete da espécie Trinca-Ferro e duas da espécie Coleira.
Parte dos animais estava sem anilhas ou com números de identificação adulterados, além de não possuírem a documentação exigida.
Já em Itu, a operação localizou, no bairro Parque Nossa Senhora da Candelária, duas serpentes da espécie Corn Snake, originárias do exterior e proibidas pela legislação ambiental brasileira. Os répteis também estavam sem a documentação adequada.
Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação Núcleo da Floresta.
As investigações continuam com o objetivo de apurar a origem dos animais e verificar se há ligação entre os investigados ou envolvimento de algum deles em um possível esquema ilícito relacionado à posse e comércio dessas espécies.