Eleições
TRE-SP lança campanha para inscrição de mesários para 2026
Mobilização ocorre com antecedência para garantir o funcionamento adequado das seções no próximo pleito

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) iniciou nesta semana uma campanha para recrutar mesários voluntários para as eleições de 2026. A ação será veiculada no “Jornal do Ônibus”, da SPTrans, entre os dias 21 e 30 de junho, e tem como foco ampliar o número de colaboradores nas seções eleitorais da capital paulista.
Segundo o TRE-SP, a mobilização ocorre com antecedência para garantir o funcionamento adequado das seções no próximo pleito. Nas eleições municipais de 2024, 67% dos mais de 412 mil mesários no estado atuaram de forma voluntária. Em 2022, esse percentual foi de 63%, de um total de 410 mil convocados.
Os mesários são responsáveis por atividades como montagem da seção, conferência de documentos, operação da urna e orientação aos eleitores. Além da atuação no dia da votação, há treinamentos prévios — presenciais ou online — que também são contabilizados como dias de trabalho.
A Justiça Eleitoral oferece benefícios como folgas no trabalho (dois dias para cada dia de atuação), auxílio-alimentação de R$ 60 por dia, certificado de participação, possibilidade de aproveitamento das horas como atividade complementar em cursos superiores (quando houver convênio) e vantagem em concursos públicos, conforme edital.
Inscrição
Para se inscrever, o eleitor precisa ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. A inscrição pode ser feita pelo site do TSE, pelo aplicativo e-Título ou presencialmente no cartório eleitoral. Não podem ser mesários candidatos, parentes de candidatos, integrantes de partidos, autoridades policiais e ocupantes de cargos de confiança, entre outros casos previstos pela legislação.
A campanha busca ampliar a conscientização sobre a função dos mesários e reforçar a estrutura necessária para o dia da eleição.