Detran
Fiscalização autua 21 motoristas por direção sob efeito de álcool em São Roque
Também houve outras 21 autuações por recusa ao teste do bafômetro

Uma operação realizada pelo Detran-SP na noite da última sexta-feira (13), em São Roque, autuou 42 motoristas por infrações relacionadas ao consumo de álcool. A fiscalização ocorreu na avenida Antônio Dias Bastos e na rua São Paulo, onde 299 veículos foram abordados.
Das autuações, 21 foram por recusa ao teste do bafômetro e outras 21 por direção sob influência de álcool. Ambas as condutas são classificadas como infrações gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro, com multa no valor de R$ 2.934,70 e abertura de processo para suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH). Em caso de reincidência no período de 12 meses, o valor da penalidade é dobrado.
Motoristas flagrados com índice igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido são enquadrados por crime de trânsito. Nesses casos, além das medidas administrativas, os condutores são levados à delegacia e podem ser condenados a penas que variam de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto na Lei Seca.
A operação faz parte de uma série de ações realizadas em 23 cidades do estado durante a última semana. Ao todo, 14.631 veículos foram fiscalizados, resultando em 402 infrações: 365 recusas ao teste do bafômetro, 35 autuações por direção sob efeito de álcool e duas por crime de trânsito.