Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudanças

Reunião define novas medidas administrativas acerca do balonismo em Boituva

O encontro foi realizado após a queda de um balão em Capela do Alto, que resultou na morte de uma jovem de 27 anos

16 de Junho de 2025 às 13:04
Da Redação [email protected]
Prefeitura de Boituva
A reunião foi realizada na Prefeitura de Boituva (Crédito: Divulgação)

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (16) definiu novas medidas administrativas e normativas acerca da prática do balonismo. O encontro reuniu representantes da Prefeitura de Boituva, Confederação Brasileira de Balonismo e a Associação de Balonismo de Boituva.

Entre os assuntos debatidos, a necessidade de documentação para todas as empresas de balonismo registradas no município, assim como acarteira (brevê) dos pilotos. Os estabelecimentos serão notificados das normas e terão o prazo de 30 dias para se adequarem.

Também ficou estabelecido trinta dias para a finalização da minuta de lei municipal de regulamentação do aeroturismo em Boituva. Conforme a prefeitura da cidade, a iniciativa é pioneira no Brasil, visto que não há nenhuma tratativa desse tipo a nível nacional. "A proposta será apresentada, posteriormente, ao Governo do Estado, para também adoção em âmbito regional."

Outras medidas anunciadas são: implantação de estação meteorológica própria, reunião de apresentação das medidas às empresas, identificação visual dos balões e áreas específicas de decolagem e pouso.

Por fim, um portal online de consulta pública deve ser criado no site da Prefeitura de Boituva com informações gerais, contendo: relação oficial das empresas de balonismo legalmente cadastradas, previsão meteorológica diária e com sistema de bandeiras que indicará a permissão ou não de voo ao turista.

Participaram da reunião: Jony Alvarez, Presidente da Confederação Brasileira de Balonismo; Ricardo Almeida, Presidente da Associação de Balonismo de Boituva; Felipe Vidal, Secretário de Turismo, Juventude e Empreendedorismo; Marco Schmidt, Secretário de Segurança; Matheus Cancian, Chefe de Gabinete; Adriano Ferraris, Secretário de Governo e Planejamento Estratégico; Joyce Simão, Secretária de Assuntos Jurídicos; Douglas Oliveira, Secretário de Comunicação; e Juliano Furlan, Secretário Adjunto de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Finanças.

"A Prefeitura de Boituva e a Confederação Brasileira de Balonismo estendem, mais uma vez, sua solidariedade e conforto aos entes queridos das vítimas, reafirmando total apoio às famílias neste momento de luto e recuperação, e reitera a necessidade de disciplinar ações conjuntas e intensificar a segurança na prática do esporte na cidade e na região", finaliza o comunicado municipal.