Buscar no Cruzeiro

Buscar

Orçamento

Câmara de Votorantim discute LDO em audiências públicas

07 de Junho de 2025 às 19:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
População e vereadores pediram detalhamento e projeto será reapresentado
População e vereadores pediram detalhamento e projeto será reapresentado (Crédito: DIVULGAÇÃO/ CÂMARA DE VOTORANTIM)

A Câmara de Votorantim realizou, na última quinta-feira (5), duas audiências públicas, às 10h e às 19h, a fim de debater o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. Os encontros ocorreram no plenário da Casa Legislativa e foram conduzidos pelo presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, vereador Ita (PRD).

As sessões contaram com a participação dos secretários municipais de Finanças, João Luis de Sousa, e de Administração, Claudemir Aparecido Muquem. A partir de reclamações de vereadores e de moradores presentes na primeira audiência, sobre a falta de detalhamento, o Executivo decidiu retirar o projeto da LDO, que será reapresentado posteriormente.

Na abertura, o secretário de Finanças destacou a importância da participação popular no processo orçamentário e explicou que a LDO deste ano será elaborada com base no Plano Plurianual (PPA), em razão de recente alteração na Lei Orgânica do Município.

No entanto, a ausência de informações detalhadas sobre valores e investimentos previstos gerou insatisfação entre vereadores, representantes de entidades e moradores que estiveram na primeira audiência. A expectativa era de que o projeto apresentasse estimativas orçamentárias e diretrizes específicas para o próximo ano.

Segundo o Executivo, um novo projeto será protocolado em data futura, provavelmente em agosto, com base na emenda à Lei Orgânica do Município, que permite o envio conjunto da LDO com o Plano Plurianual (PPA).

Mesmo após o pedido de retirada do projeto, a Câmara decidiu manter a audiência pública noturna. Segundo a Casa Legislativa, o objetivo da sessão foi ampliar o debate com a sociedade e reunir sugestões que contribuam para o aprimoramento da nova proposta a ser apresentada pelo Executivo.

Demandas

Moradores de Votorantim que participaram das audiências apresentaram suas demandas. Entre os temas debatidos estão as incertezas sobre a Escola de Música de Votorantim (EMV) “Maestro Nilson Lombardi”, localizada na avenida São João. Um grupo de pais e alunos da instituição afirma que o prefeito, Weber Manga (Republicanos), teria informado, durante uma edição da “Quinta com o Prefeito”, a decisão de encerrar as atividades da escola devido à falta de recursos financeiros. Outro motivo apontado pelo prefeito seria a baixa visibilidade da instituição.

Um morador questionou se a escola será instalada em outro imóvel. O secretário de Finanças respondeu que não sabe dizer se a escola funcionará em outro endereço ou se permanecerá no mesmo espaço, mas garantiu que não será fechada. “Ninguém tem a posição se ela vai sair de lá. O que queremos é que ela seja melhor gerida e entregue um melhor resultado para a população. Então, haverá um estudo sobre qual tipo de serviço será oferecido.”

A população debateu, também, outros temas, como meio ambiente, saúde, segurança, mobilidade e educação. Os apontamentos serão registrados em ata e encaminhados ao Poder Executivo para consideração no novo projeto da LDO. (Da Redação)