Região
Três cidades da RMS integram associação da Grande São Paulo
Cioeste abrange 14 municípios, a maioria na Grande SP

Três municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) integram o Cioeste, associação formada por outras cidades próximas da capital paulista, na Grande São Paulo.
Segundo a organização do Cioeste, a principal meta é desenvolver soluções regionais eficazes que integrem os municípios consorciados, promovendo o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Os três municípios que fazem parte da RMS e do Cioeste são Araçariguama, Ibiúna e São Roque.
Além deles, a associação abrange os municípios de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista e São Paulo. São 14 no total. Uma das vantagens estratégicas, segundo a assessoria do Cioeste, é a realização de licitações conjuntas, o que possibilita aos municípios contratar serviços e adquirir produtos de maneira mais econômica e eficiente, e facilitando a implementação de projetos regionais.
“Essas ações abrangentes demonstram o papel central dessa força integradora, comprometida com o desenvolvimento das cidades consorciadas e com a melhoria contínua da vida dos seus moradores”, diz a assessoria.
Em 22 de março do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba, representada por uma equipe da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), participou de uma reunião do Grupo de Trabalho das Guardas Municipais do Cioeste em Barueri. Sorocaba foi convidada pela experiência na implantação de sistemas de inteligência em segurança pública.
Projetos semelhantes estão no radar da Cioeste, para serem implementados em caráter regional na área de atuação do consórcio. (Da Redação)