Aedes aegypti
Salto, Itu e Itapetininga confirmam novas mortes por dengue em 2025
Já em Sorocaba, um idoso faleceu com suspeita da doença e aguarda resultado

Mais cinco mortes por dengue foram confirmadas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) nesta quinta-feira (29). Os óbitos referem-se a Salto (2), Itu (2) e Itapetininga (1). Em Sorocaba, um homem faleceu com suspeita da doença e aguarda resultado.
Conforme a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, agora são 16 amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz. O mais novo óbito suspeito é de um idoso, de 76 anos, com comorbidade. Ele morreu na sexta-feira passada, dia 23, em uma unidade de saúde privada.
Quanto aos casos, são 12.917 pessoas infectadas. Destes, 12.865 são autóctones (quando a doença é adquirida no próprio município), 44 importados e oito importados. Em relação às mortes confirmadas, sã reda o 14.
Região
Depois de cinco meses, Itapetininga confirmou a primeira morte por dengue no ano. A vítima é um homem de 54 anos que morreu no dia 3 de maio. Ele recebeu os últimos atendimentos no Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB). A cidade tem, até o momento, 376 casos.
Já Itu e Salto tiveram aumento no número de óbitos devido à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo o governo saltense, são mais dois óbitos, contudo, detalhes não são informados com base na Lei Geral de Proteção de Dados. Em relação aos casos, são 5.536 confirmados.
Em Itu, por sua vez, apesar de a confirmação ter sido informada ontem (29) ao Cruzeiro do Sul, os dois novos óbitos ocorreram em abril. No primeiro, um homem de 33 anos, com comorbidades, faleceu. Também com doenças pré-existentes, uma mulher, de 46 anos, entrou nas estatísticas como a oitava morte na cidade. O município totaliza 5.615 casos.