Mão de Ferro 2
Adolescente é apreendido em Porto Feliz durante operação contra crimes cibernéticos
O jovem é suspeito de integrar grupo investigado por cyberbullying, induzimento à automutilação e ao suicídio, apologia ao nazismo e maus-tratos contra animais

Um adolescente de 15 anos foi apreendido nesta terça-feira (27) pela Polícia Civil de Itu durante cumprimento de mandado judicial em Porto Feliz (SP). A ação faz parte da Operação Mão de Ferro 2, que mobilizou forças policiais em 12 estados para combater crimes cibernéticos praticados contra crianças e adolescentes.
O jovem é suspeito de integrar um grupo investigado por envolvimento em cyberbullying, induzimento à automutilação e ao suicídio, apologia ao nazismo e maus-tratos contra animais. As atividades ocorriam por meio da internet e redes sociais. Durante a investigação, também foram identificadas práticas de perseguição, ameaças e disseminação de conteúdos violentos.
Durante as diligências, a equipe policial localizou o adolescente e apreendeu o celular que estaria sendo usado para a prática dos crimes. O aparelho será periciado. O adolescente permanece à disposição da Justiça, conforme determinado no mandado de internação socioeducativa expedido judicialmente.
A Operação Mão de Ferro 2 é coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além de Porto Feliz e Itu, municípios como São Paulo, Guarulhos, Santa Isabel e Altair também foram alvos de ações no estado.
As investigações revelaram uma rede articulada de indivíduos que utilizavam plataformas de mensagens para disseminar conteúdos ilegais e violentos, com foco em adolescentes. A operação busca responsabilizar os envolvidos e reforçar o enfrentamento aos crimes digitais de alto impacto.
Galeria
Confira a galeria de fotos