Região
Com investimento de R$ 17 milhões, novo Fórum de Boituva é inaugurado
A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (27); o espaço tem capacidade de abrigar até quatro varas judiciais, além de áreas para a Defensoria Pública e Ministério Público

O Fórum Desembargador Antonio Alberto Alves Barbos foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (27), pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O novo prédio, localizado no Centro Empresarial Castello Branco, em Boituva, tem capacidade de abrigar até quatro varas judiciais, além de áreas para a Defensoria Pública e Ministério Público. Ao todo, a construção contou com um investimento de R$ 17,6 milhões.
De acordo com Tarcísio de Freitas, a solenidade de inauguração do Fórum de Boituva é simbólica, representando a união entre os poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário —, em prol da população. O novo espaço, além de atender toda comunidade jurídica, irá agilizar os serviços prestados aos cidadãos.
“Esse será um templo de preservação e garantia dos direitos, que irá aproximar a prestação dos serviços judiciários da população”, destaca o governador do Estado.
Na ocasião, a 3ª Vara Judicial e uma Unidade de Processamento Judicial (UPJ) também foram instaladas no local. Para o setor judiciário da cidade, a solenidade representou a realização de um grande anseio, uma vez que a construção do prédio era esperada desde 2007.
A princípio, as obras iniciaram em 2013, porém, entre 2015 e 2016, foram interrompidas. A retomada aconteceu após oitos anos. Durante o discurso na tribuna, a diretora do Fórum e corregedora da UPJ de Boituva, Heloisa Helena Franchi Nogueira Lucas, relembrou dessa trajetória.
“A instalação da 3ª Vara Judicial não é somente uma medida da Justiça, mas também de necessidade. A Comarca de Boituva está entre as que mais recebe ações, portanto, o prédio irá ampliar o espaço para demandas, resultando mais produtividade e agilidade na prestação dos serviços judiciários”, aponta a magistrada. “Portanto, esse prédio também é a realização de um sonho para nós”.
Na cerimônia, outras autoridades estiveram presente. Entre elas, o prefeito de Boituva, Edson Marcusso (PSD), que ressaltou a importância do Fórum para a cidade. “Esse momento foi muito aguardado por todos nós, principalmente do poder público”, pontuou o Executivo. “O espaço irá atender todos os cidadãos que procuram a Justiça pra resolver os seus problemas e agonias”.
Galeria
Confira a galeria de fotos