Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

Câmara de Votorantim não acata pedido de cassação do prefeito Weber Manga

O processo havia sido solicitado por um munícipe após suposta tentativa de suborno; foram oito votos contrários contra um a favor

13 de Maio de 2025 às 10:36
Da Redação [email protected]
A Câmara de Votorantim aprovou o reajuste salarial do prefeito, vice, secretários e vereadores
Câmara de Votorantim (Crédito: Fábio Rogério (27/06/2023)

O pedido de instauração de processo de cassação de mandato do prefeito Weber Manga (Republicanos), protocolado por um munícipe de Votorantim, foi negado pelo Legislativo na manhã desta terça-feira (13). Durante a Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal, oito vereadores se posicionaram contra a instauração do processo administrativo. A solicitação foi feita após denúncias a respeito de um suposto suborno a vereadores da cidade por parte do secretário de Governo, Roberto Bellini Martins.

O Setor Jurídico da Casa apontou inconsistência no pedido apresentado ao Legislativo, portanto, julgou a medida inconstitucional. A posição da Comissão foi argumento de todos os parlamentares que votaram contra o pedido do processo de cassação do Executivo.

Na ocasião, apenas o vereador José Antônio de Oliveira (PMB), o Gaguinho, votou a favor da instauração do processo administrativo. O parlamentar foi responsável por apresentar a denúncia do suporto suborno ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) na semana passada.

Em contrapartida, os vereadores Ita, Daniel Moreira, Diego da Padaria, Fernando Fernandes, Lu Ferrari, Professor Luciano, Roberto França e Ronaldo Rogério acataram a posição do Setor Jurídico e foram contrários ao pedido. Já Rogério Lima não compareceu à sessão, pois está de atestado médico.

Embora a solicitação da instauração de processo de cassação de mandato tenha sido negada, os membros do Legislativo informaram que irão apoiar e auxiliar na investigação do MPSP.

Após a votação, o Cruzeiro do Sul questionou o prefeito Weber Manga e o secretário de Governo. Até o momento, não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

Relembre o caso

O suposto suborno a vereadores de Votorantim por parte do secretário de Governo, Roberto Bellini Martins, movimentou o cenário político da cidade nos últimos dias. O caso foi levado ao Ministério Público pelo vereador Gaguinho.

Segundo o parlamentar, ele foi chamado duas vezes pelo secretário de Governo, com a oferta de R$ 2 mil mensais em troca de apoio a iniciativas do Executivo no Legislativo.  Em nota, o secretário de governo de Votorantim ressaltou que as informações divulgadas foram retiradas de contexto, além de alegar que o áudio é duvidoso. 

O Ministério Público se manifestou a respeito do assunto na manhã desta segunda-feira (12). Na ocasião, o órgão informou que notificou tanto o prefeito Weber Manga, quanto o secretário Roberto Bellini Martins.

Em relação a notificação, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Negócios Jurídicos, informou que recebeu o ofício encaminhado pelo MP-SP contendo solicitação de informações relativas ao teor da denúncia encaminhada pelo vereador Gaguinho.