Educação
Professores de Etecs podem se inscrever para intercâmbio virtual
ProCin promove internacionalização do ensino técnico em São Paulo; inscrições vão até 17 de março

Professores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm a oportunidade de internacionalizar suas aulas por meio do Programa de Aprendizagem Colaborativa Internacional (ProCin), que está com inscrições abertas até o dia 17 de março. A iniciativa permite que docentes e estudantes das Etecs desenvolvam projetos conjuntos com instituições de ensino técnico do Chile e do México.
O programa, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) e pela Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), promove a troca de experiências e conhecimentos entre professores das Etecs e seus colegas de escolas como a SNA Educa, do Chile, e a Prepa UDEM, da Universidade de Monterrey, no México.
Intercâmbio virtual e aprendizado global
De acordo com a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis, o ProCin representa uma oportunidade de ampliar os horizontes dos alunos ao conectá-los com realidades educacionais de outros países.
“O programa conecta professores das Etecs a docentes de instituições estrangeiras, promovendo um intercâmbio virtual dinâmico e enriquecedor”, explica Marta. “É uma oportunidade de internacionalizar o currículo e desenvolver um projeto colaborativo com uma turma do exterior, permitindo que seus alunos vivenciem a aprendizagem em um contexto global.”
Os projetos desenvolvidos dentro do ProCin ocorrem em encontros virtuais, tanto síncronos (ao vivo) quanto assíncronos (gravados ou realizados em fóruns e atividades digitais), utilizando diferentes plataformas de ensino.
Como participar?
Para ingressar no programa, o professor interessado precisa redigir uma proposta de projeto conforme as diretrizes do edital disponível no site da ARInter e envolver uma turma de alunos na iniciativa.
Desde sua criação, em 2021, o ProCin já certificou 129 professores (60 brasileiros e 69 estrangeiros) e impactou diretamente 2.790 estudantes, resultando na criação de 49 projetos colaborativos entre as escolas participantes.
O intercâmbio virtual se destaca como uma ferramenta inovadora para a formação de estudantes mais preparados para o mercado de trabalho globalizado, além de incentivar o uso de tecnologias na educação e promover trocas culturais e acadêmicas entre os participantes.
Os interessados podem acessar mais informações e o edital completo no site da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS.