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Acessibilidade

Cinco escolas da RMS recebem investimento para implementar projeto de inclusão

A ideia da secretaria é transformar escolas estaduais em referência no atendimento a estudantes com deficiência

26 de Fevereiro de 2025 às 13:19
Da Redação [email protected]
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. (Crédito: Divulgação/ Governo SP)

Cinco escolas da rede estadual de ensino na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) recebem este ano investimentos para colocar em prática ações específicas de inclusão, como projetos pedagógicos e acessibilidade. A iniciativa faz parte do programa Escolas Mais Inclusivas. 

No total são 75 unidades escolhidas em todo Estado que somam o investimento de R$ 1 milhão. As selecionadas, conforme a Secretaria da Educação (Seduc-SP), levaram em base localizações estratégicas afim de promover discussões entre as equipes especializadas, diretrizes e tornar as mudanças mais claras para aplicação em toda a rede.

As unidadade selecionadas na RMS ficam em:

Sorocaba – EE Geraldo do Espírito Santo Fogaça de Almeida

Botucatu – EE Dr. Armando de Salles Oliveira

Itapevi – EE Prof. José Domingos da Silveira

Itararé- EE Profa. Esther Carpinelli Ribas

Tatuí – EE Prof. Ary de Almeida Sinisgalli

“O objetivo é que a pasta consiga reproduzir as experiências exitosas em toda a rede nos próximos anos. Com o projeto piloto, poderemos acompanhar de forma mais próxima e efetiva o que tem sido feito em caráter pedagógico e para o desenvolvimento integral desses alunos, para que, posteriormente, possamos replicar a iniciativa para todas as unidades da rede”, comenta Paula Oliveira, consultora da Secretaria da Educação para projetos de educação inclusiva.

Ainda segundo Paula, em março deste ano o projeto piloto deve abarcar mais 25 unidades, além das 75 já existentes. As novas cidades não foram divulgadas.

Investimento

As 75 Escolas Mais Inclusivas receberão, em 2025, R$ 1 milhão, por meio de verbas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O montante poderá ser utilizado tanto para ações pedagógicas, quanto estruturais, no caso de necessidade.