Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acidentes fatais

Região registra 110 mortes de motoristas sob efeito de álcool e drogas no trânsito

14 de Fevereiro de 2025 às 00:00
Vanessa Ferranti [email protected]
Preocupação agora é com o período de Carnaval quando a imprudência no trânsito aumenta significativamente
Preocupação agora é com o período de Carnaval quando a imprudência no trânsito aumenta significativamente (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)


Sorocaba e outros 17 municípios atendidos pelo Instituto Médico Legal (IML) registraram, em 2023, um total de 110 mortes de motoristas sob efeito de substâncias psicoativas, como álcool e/ou drogas, segundo levantamento do IML de Sorocaba. A pesquisa foi conduzida pela estudante de direito Natália Carvalho de Oliveira Aude, estagiária do IML/ Instituto de Criminalística (IC) e sob a supervisão de Túlio Vasconcelos Barbosa, médico legista e diretor-técnico do IML local.

De acordo com o levantamento, em 2023, o Núcleo de Perícias Criminais de Sorocaba registrou 426 perícias em locais de acidentes de trânsito, enquanto o IML do município realizou 1.317 necropsias. Desse total, 293 eram de motoristas vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 110 (37,5%) tiveram exames toxicológicos positivos para álcool, drogas de abuso e/ou medicamentos psicoativos.

O estudo também revelou que a maioria dos motoristas que morreu sob efeito dessas substâncias é homem (93%) e 80% das vítimas tinham entre 20 e 49 anos. Além disso, a maior parte dos acidentes (68%) ocorreu durante a noite.

Natália Carvalho de Oliveira Aude destaca que o objetivo da pesquisa é alertar a população sobre os riscos do consumo de substâncias ao volante. Já Túlio Vasconcelos Barbosa classificou os dados como preocupantes. “Esse estudo mostra quantas pessoas morrem dirigindo alcoolizadas. Estamos considerando apenas as vítimas que estavam sob efeito de álcool ou drogas, mas quantas outras foram atingidas por motoristas? Muitos não morreram, mas ficaram incapazes”, observa.

A estudante de direito explica ainda que o levantamento foi feito com base coletada em delegacias de polícia. “A gente vê que aqui em Sorocaba tem realmente muito acidente de trânsito, então, pegamos as escalas, prontuários médicos e eu fui observando. Encontrei também muita morte suspeita em acidente de trânsito”, acrescenta.

E em 2024?

O balanço de 2024 não foi divulgado, pois os dados dos últimos dois meses do ano ainda estão sendo consolidados. No entanto, o médico legista já percebe uma tendência semelhante à de 2023. A preocupação agora é com o período de Carnaval. “Nessa época, assim como em outras festividades, a imprudência no trânsito aumenta significativamente”, alerta Túlio Vasconcelos Barbosa.

 

IML deve ter nova sede em dois anos

O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC) são pilares da Superintendência de Polícia Científica do Estado de São Paulo. Em Sorocaba, as unidades estão localizadas no Jardim Eltonville, zona sul. Há anos, o Cruzeiro do Sul acompanha a possível mudança de endereço do IML. Em 2023, por exemplo, o Governo do Estado cedeu um imóvel para abrigar a nova sede do Instituto — na rua Gustavo Teixeira, Vila Independência, onde funcionava o Escritório da Defesa Agropecuária (EDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

Segundo o diretor do IML Sorocaba, a mudança deve ocorrer em cerca de dois anos. “O projeto operacional foi concluído. Agora vamos para a planta executiva e licitação. Já está separado R$ 12 milhões para esse projeto. Isso já é uma realidade”, comenta o diretor-técnico da unidade, o médico legista Túlio Vasconcelos Barbosa.

Ainda conforme ele, com a troca de endereço, o espaço será maior e o atendimento deve também melhorar. “No prazo de um ano e meio, no máximo dois, pela nossa previsão, vamos receber esse prédio, perfeitamente adaptado para o que a gente precisa”, afirma. “Uma área de atendimento, com salas, tudo dentro dos padrões sanitários, das normas, os laboratórios para fazer com que o projeto fique muito bem estruturado.” (V.F.)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos