Férias
Mairinque atrasa retorno às aulas
A Prefeitura de Mairinque anunciou, em nota oficial, que o ano letivo na rede municipal de ensino terá início no dia 17 de fevereiro. A medida engloba as aulas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cidade é a única da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que ainda não retornou com as atividades escolares.
De acordo com o comunicado, o atraso para o retorno às aulas se deu em razão das férias dos profissionais da educação, que foram concedidas pela gestão passada a partir do dia 16 de janeiro. Dessa forma, o período sem atividades impossibilitou qualquer ajuste no calendário escolar.
“Uma vez concedidas, as férias não podem ser interrompidas, o que inviabiliza o planejamento adequado para o retorno das aulas”, afirma a municipalidade. “O impacto dessa decisão recai sobre as crianças, os jovens e as famílias de Mairinque, que agora enfrentam um atraso desnecessário no retorno às aulas”.
Além disso, a prefeitura destaca que as férias também afetaram a preparação dos profissionais para iniciar um ano letivo com um planejamento de qualidade. Ainda em nota, afirma que equipes de educadores e técnicos já estão trabalhando para minimizar os impactos dessa situação.
O Cruzeiro do Sul entrou em contato com o ex-prefeito Toninho Gemente, responsável pela gestão passada. No entanto, ele preferiu não se manifestar a respeito. (Da Redação)