Fênomeno natural
Supercélula foi registrada na Região Metropolitana de Sorocaba
O fênomeno da natureza que se assemelha a um tornado, passou pela cidade de Alambari nesta sexta-feira (17)
As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Sorocaba, nesta sexta-feira (17), ocasionaram um fenômeno até então desconhecido pelas pessoas: a supercélula. A ocorrência da natureza se assemelha a um tornado, mas com efeitos bem menores.
Uma supercélula foi registrada em Alambari. Os moradores daquela cidade ficaram intrigados, alguns assustados e registraram a passagem do fenômeno em vídeo de diversos bairros.
Essa ocorrência da natureza segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), acontece na parte quente de sistemas de baixa pressão, geralmente alinhados com uma frente fria. Por sua longa duração (várias horas), são tempestades estáveis, ou seja, o ar que estava transitando em um eixo horizontal, se transforma em rotação vertical.
As supercélulas têm geralmente três classificações: clássica, baixa precipitação e alta precipitação. As caracterizadas como baixa precipitação são encontradas em climas mais secos e áridos, enquanto que as de alta precipitação podem surgir em qualquer lugar do mundo, mas são vistas principalmente nas grandes planícies dos Estados Unidos. No Brasil ocorrem, sobretudo, na região sudeste e sul do país.
Das quatro classificações deste tipo de tempestade (supercélula, multicélula, unicélula e linha de instabilidade), as supercélulas são geralmente as menos comuns. Entretanto, são também as mais severas, podendo ocasionar chuvas fortes, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. Esse sistema geralmente tem a duração de algumas horas e causa chuvas persistentes por onde passa.