Buscar no Cruzeiro

Buscar

Metas

Prefeito de Salto de Pirapora deve entregar hospital ano que vem

19 de Dezembro de 2024 às 21:32
Cruzeiro do Sul [email protected]
Matheus Marum (PSD) tem 32 anos e foi reeleito com 74% dos votos válidos
Matheus Marum (PSD) tem 32 anos e foi reeleito com 74% dos votos válidos (Crédito: EDNILSON JODAR LOPES )

Faltando poucos dias para encerrar o ano de 2024, o prefeito reeleito de Salto de Pirapora, Matheus Marum (PSD), falou sobre os novos objetivos para o próximo mandato. Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, o chefe do Executivo destacou que entregará o novo hospital da cidade nos próximos meses. Disse também que dará continuidade a projetos já existentes na área da educação e pretende, ainda, gerar mais emprego. Sobre a Igreja Matriz de Salto de Pirapora, fechada desde 2022, ele declarou que deverá ser reaberta em março.

Matheus Marum tem 32 anos, é formado em direito e foi eleito vereador em 2016. Nessa ocasião, também se tornou o presidente mais jovem da história da Câmara de Salto de Pirapora. Em 2020, foi eleito prefeito e em outubro de 2024 reeleito com 15.310 (74,40%) votos válidos. Marum também é o atual presidente do Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (Ceriso).

Um dos temas abordados na entrevista foi a saúde. Matheus Marum lembrou de quando assumiu a prefeitura, em 2021, e precisou lidar com os impactos da pandemia de Covid-19. Conforme ele, os maiores desafios na saúde foram expostos nesse período e, assim, a administração entendeu que seria necessária a implantação de um novo hospital na cidade. Segundo ele, o prédio começou a ser construído e deve ficar pronto nos próximos meses. O objetivo é unificar a maternidade e o hospital em apenas um local.

“Essa obra vai revolucionar a saúde pública da nossa cidade, porque vai nos permitir realizar exames. Hoje, o saltopiraporense tem que se deslocar até o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), seja daqui, seja de outros municípios; tratamentos que o saltopiraporense faz em São Paulo ou em outras regiões do Estado, interior afora. Então vai dar uma dignidade muito maior para o povo saltopiraporense.”

Na educação, Marum destacou o projeto Leiturança, que já existe na cidade. A iniciativa busca estimular a leitura em sala de aula e também em casa por meio de livros lúdicos, de diferentes formatos. Segundo Marum, no próximo ano, a ação deve continuar.

“Além de proporcionarmos o estímulo à leitura dentro da sala de aula, também estimulamos com esse projeto a família a estar perto, estar junto do aluno, junto da criança, e fazer eles terem aquele momento juntos, de pai e filho, que está cada vez mais raro, graças à televisão, internet. Então é um projeto que aproxima os pais e as crianças. Ele tem vários objetivos dentro de um mesmo projeto. ‘A olho nu’ pode parecer só um projeto de leitura, mas vai muito mais além, e tem nos deixado muito felizes com o resultado que a gente vem obtendo.”

Outro aspecto destacado pelo prefeito de Salto de Pirapora foi em incentivar novos investimentos. Segundo Marum, uma área ao lado do Distrito Industrial foi desapropriada com a intenção de conceder terrenos para novas empresas. A intenção é atrair mais empregos para que a população da cidade não precise se deslocar para outros municípios. “Hoje há milhares de saltopiraporenses que se deslocam até Sorocaba todos os dias para trabalhar. A gente sabe que isso nunca vai deixar de acontecer pelo tamanho de Sorocaba, pelo tamanho da oferta que Sorocaba tem, mas a gente também tem que dar a oportunidade do saltopiraporense ficar em Salto de Pirapora”, disse o prefeito.

A Igreja Matriz de Salto de Pirapora, Paróquia São João Batista, que é um cartão postal da cidade, está fechada desde janeiro de 2022 devido a rachaduras. O problema teria sido causado por um vazamento em uma rede de distribuição de água. O processo foi levado à esfera judicial pela prefeitura.

O prefeito de Salto de Pirapora confirmou que o templo deve reabrir em março. “Nós tivemos sucesso, a Sabesp indenizou a Igreja num valor suficiente para a obra de reparação dos danos. A Igreja já está fazendo essa obra, o reforço estrutural está sendo feito, acredito que estamos muito próximos da conclusão da obra. Muito em breve nós teremos a igreja de volta”. (V.F.)