Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sem condições

Falta de água é constante em Araçoiaba

17 de Outubro de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Residência é abastecida por caminhão-pipa
Residência é abastecida por caminhão-pipa (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Morador de Araçoiaba da Serra há dois anos, o representante comercial Paulo Hengler reclama que a falta d’água é constante na cidade. Segundo ele, a situação tem se agravado nos últimos dois meses, com longos períodos sem abastecimento.

Paulo explica que, geralmente, a água acaba no domingo à noite e volta apenas na quinta-feira. Em setembro, por exemplo, ele afirma ter ficado 14 dias consecutivos sem água. Em outubro já são nove dias sem uma gota nas torneiras.

O representante comercial conta que o problema persiste há meses e que o período de interrupção aumentou drasticamente. “Ficamos frequentemente sem água. Na virada de ano, ficamos 14 dias seguidos sem água e a minha casa estava cheia de visitas”, lembra. Na ocasião, a solução que ele encontrou foi contratar um caminhão-pipa para abastecer a residência.

Paulo mora em um condomínio no alto de Araçoiaba. Como a sua casa está localizada logo na entrada do condomínio, ela é a primeira a ficar sem água e a última a ter o abastecimento normalizado. “Sem contar que a pressão d’água é péssima aqui na parte alta do condomínio. Muitas vezes volta, mas não tem força para subir na caixa”, completa.

Ainda de acordo com ele, contando os meses de setembro e outubro, o abastecimento esteve normalizado em apenas um dia nesta semana. Tanto que, no mês passado, sem abastecimento na cidade, Paulo e seu vizinho tiveram de contratar um caminhão-pipa para abastecer as próprias residências e também a dos demais moradores. “Muitas vezes a cidade toda tem água, mas aqui no condomínio não”, lamenta.

“Neste mês, após muitas reclamações, eles [representantes da concessionária] vieram na minha casa e forneceram o caminhão-pipa sem custo”, conta. “Como a situação era frequente e com várias reclamações dos moradores aqui do condomínio, acabaram trocando a concessionária. Agora, com essa nova empresa, o problema se agravou.”

O que diz a Águas de Araçoiaba

Diante das reclamações, a concessionária responsável pelo abastecimento de água em Araçoiaba da Serra, a Águas de Araçoiaba, esclareceu os acontecimentos.

Por meio de nota, a concessionária alega que avisou que o fornecimento seria temporariamente interrompido nos bairros Barreiro, Colonial 1 e 2, Colinas 1 e 2, Monte Bianco, Monte Castelo, Village Ipanema 1 e 2, Saint Charbel, Monte Líbano, Chácaras Santo Antônio, Jardim Salete, Rio Verde Arco Verde, Alvorada, Centro, Jundiaquara, Jundiacanga, Colégio, Aquarius, Araçoiabinha, Jardim Nogueira, Jardim Laura, Maria Paula Esposito, CDHU D, Jardim Ercília, Portal de Araçoiaba, Jardim Tonelli, Santa Cruz, Alcides Vieira, Barreiro, Colinas no Ipanema, Jardim Novo Horizonte, São Felipe e imediações. A previsão de normalização era para até as 22h de sábado (12) passado e, ainda assim, com retorno gradativo.

A Águas de Araçoiaba acrescenta que está “fazendo todo o possível para restabelecer a normalidade, embora a causa tenha sido a falta de eletricidade em pontos estratégicos do nosso sistema. Pedimos a compreensão de todos os moradores afetados e solicitamos que economizem a água armazenada em suas caixas durante esse período”. (João Frizo - programa de estágio)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos