Acidente
Trabalhador morre atropelado por caminhão

Um trabalhador, de 44 anos, morreu na manhã de quarta-feira (25), em Salto, após ser atropelado por um caminhão da empresa à qual prestava serviço. Conforme informações do Setor de Inspeção do Trabalho (Seint) do Ministério do Trabalho (MTE), ele auxiliava o motorista do veículo de carga a fazer uma manobra. Com essa ocorrência, a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) acumula 42 mortes em decorrência de acidentes de trabalho neste ano.
De acordo com o boletim de ocorrência, enquanto o homem ajudava o condutor a manobrar, o contato visual entre eles foi perdido. O resgate foi acionado rapidamente, mas o funcionário não resistiu aos ferimentos. Ele trabalhava em uma indústria, localizada em Itu, do segmento de armados, cortes e dobras para construção civil.
O motorista do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro, que apresentou resultado negativo. A ocorrência foi registrada no 2º Distrito Policial de Salto como homicídio culposo — quando não há intenção de matar — na direção de veículo automotor, e segue sendo investigada.
Redução
Após campanhas, o chefe regional do Setor de Inspeção do Trabalho, Ubiratan Vieira, reconhece uma queda nos números de acidentes fatais no ambiente de trabalho. “A média de 12 mortes por mês diminuiu para quatro nos últimos 30 dias. Uma queda de aproximadamente 29%”, afirma. (Da Redação)