Educação
Sesi de Itapetininga e Tatuí oferecem 500 vagas gratuitas
Com o compromisso de proporcionar uma educação acessível e transformadora para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir a Educação Básica, o Sesi das cidades de Itapetininga e Tatuí anunciam a oferta de 500 vagas gratuitas para os programas Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) e EJA Profissionalizante. As inscrições estão abertas até o dia 27 de setembro e devem ser realizadas exclusivamente por meio do site do Sesi-SP.
A Nova EJA é voltada para estudantes que desejam concluir o Ensino Fundamental, anos finais (6º ao 9º ano), e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). Já a EJA Profissionalizante, desenvolvida em parceria com o Senai-SP, oferece cursos técnicos que garantem certificação profissional em áreas como Almoxarifado, Recursos Humanos, Controle de Qualidade, Produção, Moda e Informática.
Segundo Gustavo Gorski de Toledo, coordenador de relacionamento com a indústria e comunidade, a proposta dos programas é proporcionar uma formação completa e integrada. “O estudante que também se interessar em fazer um dos cursos profissionais oferecidos pelo Senai-SP, conseguirá realizar a Educação Básica e Profissionalizante ao mesmo tempo. Para todas as pessoas que buscam na educação novos conhecimentos e mudanças em suas vidas, a Nova EJA é a opção”, destaca.
Um dos principais diferenciais da Nova EJA e da EJA Profissionalizante será o sistema de Reconhecimento de Saberes, que valoriza e aproveita os conhecimentos adquiridos formal e informalmente pelos alunos ao longo de suas vidas. Essa abordagem permite reduzir o tempo necessário para a conclusão dos cursos, que têm duração de até 12 meses, dependendo do estágio de cada aluno.
A flexibilidade é outro ponto de destaque: 80% dos estudos são realizados a distância, facilitando a conciliação com outras atividades, e 20% em encontros presenciais. Além disso, os alunos matriculados terão acesso livre a todas as instalações de lazer dos Centros de Aprendizagem e Treinamento (CATs) do Sesi em São Paulo.
A idade mínima para participar do programa é de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. As vagas prioritárias são destinadas a trabalhadores da indústria, mas a comunidade em geral também pode se inscrever, com o objetivo de atender ao maior número possível de pessoas interessadas em melhorar a formação e perspectivas de vida.
Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de setembro no site oficial do Sesi-SP: www.sesisp.org.br/educacao/nova-eja. (Da Redação)