Turismo
Quilombo do Cafundó está no Feirão "Conheça o Brasil"
Objetivo é aumentar o fluxo de visitantes, especialmente na baixa temporada
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa de um dos maiores eventos de promoção e venda de viagens de São Paulo e do Brasil: o 1º Feirão do Turismo – Conheça o Brasil, liderado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Conselho Nacional do Turismo. São produtos e roteiros turísticos à disposição do público em eventos presenciais que acontecem em 15 cidades brasileiras, e em formato online, nos dias 24, 25 e 26 de gosto, nas plataformas digitais das empresas participantes.
Em São Paulo, as vendas acontecem presencialmente no próximo neste sábado (24), no Mercado Municipal, com um espaço exclusivo da Setur-SP para receber produtores rurais da gastronomia regional, representantes do artesanato paulista e promover destinos do estado, além da venda de passagens aéreas com desconto da Gol, Azul e Latam.
O Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora, é um dos destinos que estão sendo vendidos pelo Estado de São Paulo, além, de Atibaia, Olímpia, Campos de Jordão, Aparecida, São Paulo, Ilhabela, Holambra, Quilombo da Fazenda (Ubatuba), Centro Cultural Afrobrasileiro e Biblioteca Zumbi dos Palmares (Taubaté).
“O Feirão é uma grande oportunidade para que as empresas e profissionais do setor se apresentem aos consumidores e façam bons negócios. São Paulo tem excelentes destinos de lazer com vocação cultural, gastronômica, religiosa, entre outras”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A Caixa e o Banco do Brasil também oferece condições especiais de crédito aos turistas.
O objetivo do evento é aumentar o fluxo de visitantes em destinos do litoral e interior, especialmente na baixa temporada. Estima-se que 46,7 milhões de brasileiros e 2,2 milhões de estrangeiros visitem o Estado de São Paulo este ano, o maior fluxo total desde o início da pandemia, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP.
O Cafundó
A Comunidade Quilombola do Cafundó existe oficialmente desde pelo menos 1888 e teve destaque no final dos anos 70 devido ao fato de que praticamente todas as pessoas falarem algumas expressões derivadas do Banto, conhecidas por cupópia, que significa conversa. Atualmente recebe visitantes através de agendamento prévio e tem desenvolvido atividades turísticas que auxiliam na preservação histórico-cultural da comunidade.
O local possui uma excelente infraestrutura receptiva e conta com centro de visitantes, loja de artesanato, pousada, restaurante, área de plantio de hortifruti orgânico, Capela de Santa Cruz e o Centro da Memória.
O centro de visitantes acolhe os turistas que agendam a visita ao quilombo e possui dois alojamentos com capacidade para 32 pessoas se hospedarem, equipados com banheiros, além de uma cozinha e um salão onde os visitantes podem fazer suas refeições. A visitação oferece um roteiro que insere o visitante na história e na cultura quilombola ali existente, com oficina de artesanato, oficina sobre cultura orgânica, plantio e colheita, apresentação da história do quilombo através de fotos presentes na capela. O local conta ainda com uma loja onde são comercializados os artesanatos
produzidos pela comunidade.