Na região
Cinco candidatos a prefeito estão na disputa em Porto Feliz
Porto Feliz tem cinco candidatos a prefeito: Célio Peixoto (Republicanos), Dra. Nídia Motta (PV), Erval (Agir), Gerão (União Brasil) e Wilians Melare (PRTB). Todos são naturais da cidade. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município tem 40.691 eleitores e 187 candidatos a vereador.
Em ordem alfabética, Célio Peixoto (Republicanos), de 36 anos, é o primeiro nome na lista dos candidatos. A convenção partidária foi realizada em 27 de julho. O administrador é formado no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, em Salto, e iniciou a vida pública como estagiário no Fórum da Comarca de Porto Feliz, em 2008. Foi estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e atuou no Centro Municipal de Iniciação Profissional / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Cemip/Senai). Após conclusão do estágio, permaneceu na administração municipal. Também foi secretário de Desenvolvimento Social e Urbanismo, em 2015, e secretário-chefe de gabinete de Cássio Habice Prado (PL), atual prefeito de Porto Feliz.
O candidato a vice-prefeito é Lucas Aparecido Rodrigues (MDB), conhecido como Lucão, de 38 anos. O candidato fez cursos técnicos no Senai e se formou em gestão empresarial pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). Na época, conseguiu uma bolsa de estudos em Chicago, nos Estados Unidos. É pós-graduado em tratamento de resíduos sólidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e está se graduando em engenharia civil. Trabalhou na agricultura até os 20 anos e na indústria metalúrgica como soldador antes de ingressar na Prefeitura de Porto Feliz em 2009. Na administração municipal ocupou cargos de estagiário, coordenador de limpeza pública e diretor de obras. Também já foi diretor de serviços urbanos e secretário de Serviços Públicos, em Jundiaí. Em Porto Feliz foi diretor de Agricultura, secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário de Serviços Públicos.
A coligação “Porto Feliz Não Pode Parar” tem oito partidos: Republicanos, MDB, PL, PP, PSB, PSDB, Avante e Podemos, com 90 candidatos para vereador.
A Dra. Nídia Motta, de 73 anos, é a candidata à Prefeitura pelo PV. A convenção do partido aconteceu em 29 de julho. Nídia foi a primeira mulher dentista da cidade e exerceu a carreira na área de ortodontia. Tem experiência em gestão pública e fundou grupos com cunho social, histórico e cultural. A candidata também foi uma das responsáveis pelo renascimento da encenação da Partida das Monções, formando o grupo Tribo que deu base ao movimento de Teatro Histórico de Rua. Envolvida em projetos sociais, foi vice-presidente da Apae de Porto Feliz por mais de dez anos.
O candidato a vice-prefeito é Léo Rocco (PT), de 23 anos, sobrinho do ex-vereador Barba e neto de Ernesto Rocco, agricultor que deu nome ao estádio municipal. Aos 14 anos, criou o grupo Participação Popular no Facebook, que oferece um espaço para discussões sobre a política local. Em 2016, iniciou seus estudos na escola Esther Maurino Rodrigues e foi eleito presidente do Grêmio Estudantil, cargo que renovou em 2017. Em 2020, foi o candidato a vereador mais jovem da cidade. Após concluir o ensino médio, iniciou os estudos em geografia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mas mudou para marketing digital em 2023. Trabalhou na Escola Nacional de Formação Política do PT e atualmente faz parte da mobilização dos Comitês Populares de Luta e atua como secretário de Formação Política do PT de Porto Feliz.
A coligação “Para Porto Feliz Ser Mais Feliz” tem três partidos: PV, PT e Rede Sustentabilidade, com 18 candidatos a vereador.
Erval Steiner, de 86 anos, é o candidato pelo Agir. Formado em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em 1958, foi professor e diretor escolar por mais de 25 anos. Erval também foi eleito duas vezes prefeito de Porto Feliz, em 1989 e 2000. O candidato a vice-prefeito é Adilson Steiner (Agir), de 53 anos. Segundo o TSE, Erval não faz parte de coligação. O Agir tem sete candidatos a vereador na cidade. O Cruzeiro do Sul entrou em contato com o candidato para obter mais detalhes do currículo, mas não teve retorno.
Na disputa também está Gerão (União Brasil), de 63 anos, atual vice-prefeito da cidade. A convenção do partido ocorreu em 27 de julho. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho se formou como cirurgião-dentista em 1987. Durante a sua trajetória profissional, atuou como odontólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) e como cirurgião-dentista no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também é sócio-proprietário da Clínica Cunha. Gerão foi eleito três vezes vereador e teve três mandatos como vice-prefeito do município.
O candidato a vice-prefeito é o médico Marcelo Pacheco da Cunha (PSD), de 60 anos. Durante sua carreira, atuou por dez anos no Hospital Dr. Bezerra de Menezes (antigo Hospital do Grilo) por 20 anos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz. Além disso, trabalhou em outros hospitais e é sócio-proprietário da Clínica Cunha. Em 2016, Dr. Marcelo foi eleito como vereador e reeleito em 2020. Durante seu primeiro mandato, foi presidente da Câmara.
A coligação “O Povo Acima de Tudo” tem cinco partidos: União Brasil, PSD, Democracia Cristã, PRD e Novo, com 60 candidatos.
Wilians Melare, de 49 anos, tenta uma vaga na Prefeitura pelo PRTB. O candidato é gestor empresarial, proprietário de uma loja de materiais elétricos e presidente do Tênis Clube de Porto Feliz. A candidata a vice-prefeita é Sabrina Funari (PRTB), de 41 anos. Ela é zootecnista, veterinária, mestre em nutrição e pós-graduanda em longevidade humana. O partido não tem coligação e conta com 12 candidatos a vereador na cidade. O Cruzeiro do Sul tentou contato com o candidato mas não teve retorno.
Galeria
Confira a galeria de fotos