Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Campinas

SP amplia malha aérea com novos voos em aeroportos regionais

21 de Agosto de 2024 às 22:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Viracopos (foto), em Campinas, terá linha para Araraquara
Viracopos (foto), em Campinas, terá linha para Araraquara (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Estado de São Paulo ampliou a conectividade aérea no seu território com o anúncio, ontem (21), de quatro voos regulares entre Araraquara e Campinas. O primeiro voo será no dia 14 de outubro e os bilhetes estão à venda no site e canais oficiais da Azul Linhas Aéreas, responsável pela operação do trecho com duração estimada de 50 minutos de viagem.

A retomada dos voos representa desenvolvimento para as regiões e atenderá a uma demanda de clientes frequentes que viajam por motivo de negócios entre as duas cidades, conforme o governo estadual. O início da operação terá impacto ainda maior para o turismo, que neste primeiro semestre registrou aumento de 9% no número de chegadas nos aeroportos regionais, de acordo com dados obtidos pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os quatro voos anunciados partirão de Araraquara, do Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, às 6h30, 10h40, 15h30 e 19h20, e retornam de Viracopos às 10h10, 15h, 18h50 e 23h25. A conectividade entre os clientes das duas regiões será de 61 destinos e deve motivar a ampliação para outras regiões do País, por meio das lojas e unidade logística da companhia aérea.

O secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, destaca que o anúncio complementa uma das primeiras medidas adotadas pelo governador Tarcísio de Freitas logo que assumiu, de reduzir a alíquota do ICMS do combustível da aviação.

Segundo Lucena, o governo de São Paulo se prepara para, até o final do ano, anunciar mais voos em aeroportos regionais no Estado, mas não adiantou se Sorocaba está nessa lista. São Paulo contará, a partir de 14 de outubro, com oito aeroportos regionais com voos comerciais regulares: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto, além de Campinas, Congonhas e Guarulhos.

“Toda nova operação estimula a geração de empregos, a movimentação do setor na região e até mesmo a demanda por outros destinos. Por isso, aos poucos e dependendo da procura, podemos pensar em expandir e lançar novas rotas para conectar Araraquara diretamente a cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A ideia é oferecer maior praticidade e agilidade para quem hoje precisa ir até a capital ou Ribeirão Preto para se deslocar pelo Brasil”, explica Vitor Silva, gerente geral de Planejamento e Estratégia da Azul.

A novidade deverá movimentar ainda mais o Bartolomeu de Gusmão e ampliar a circulação de passageiros por dia. “A retomada dos voos comerciais em Araraquara, com o apoio da Azul Linhas Aéreas, representa muito mais do que atender as demandas de contrapartida de incentivo ICMS junto ao governo do Estado de São Paulo, mas sobretudo uma atenção aos municípios carentes de voos regionais regulares”, afirma Marcel Moure, CEO da Rede Voa, que administra o aeroporto de Araraquara. (Da Redação, com informações do governo de São Paulo)