Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investigação

Homem morre após ser agredido por PMs e populares em Votorantim; vídeo

Dois agentes foram afastados do cargo pela Polícia Militar

09 de Agosto de 2024 às 11:06
Da Redação [email protected]
Ocorrência foi registrada no bairro da Chave
Ocorrência foi registrada no bairro da Chave (Crédito: Reprodução)

Um homem, de 24 anos, morreu após ser agredido por populares e policiais militares, na manhã de ontem (8), no bairro da Chave, em Votorantim. Uma pessoa que passava pelo local fez um registro e enviou ao Cruzeiro do Sul. As imagens são fortes e, por esse motivo, foram borradas. 

No vídeo é possível ver o homem, que estava às margens do rio, sendo arrastado por dois PMs e uma terceira pessoa. Em seguida, ao subir o barranco, outra pessoa aparece e tenta chutar o homem, que está no chão. A princípio, os policiais que estão em volta tentam impedir, no entanto, segundos depois, um PM pisa na região da barriga do homem. Em seguida, rapidamente, um popular pisa, duas vezes, em sua cabeça. Neste momento, outros três policiais militares aparecem. O homem é agredido novamente por um dos PMs enquanto os outros observam. De acordo com o boletim de ocorrência, o homem foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O caso foi registrado na delegacia de Votorantim como morte decorrente de intervenção policial. Dois agentes foram afastados do cargo.

Segundo o BO, a ocorrência foi registrada por volta de 11h45. Em depoimento à polícia, um dos policiais militares relatou que a PM foi acionada para prestar apoio em um pronto-socorro da cidade, após uma ocorrência de furto, ocorrida no bairro Vila Domingues. No boletim de ocorrência não está especificado o motivo pelo qual o homem, suspeito de furto, necessitou de atendimento médico.

No momento em que o suspeito foi fazer um exame de raio X, ele fugiu a pé e só parou ao chegar na ponte que liga a avenida 31 de março ao bairro da Chave. Ainda conforme o relato do PM, o homem entrou na lateral direita e alcançou a margem do rio. Com isso, foi solicitado apoio a outros policiais.

Há informações, também, de que o homem segurava uma faca. Um dos policiais, então, teria feito um disparo de arma de fogo para se defender da agressão, conforme consta no BO. O homem foi preso e socorrido, mas não resistiu. A morte foi constatada pelo Corpo de Bombeiros. Uma equipe do Instituto de Criminalística compareceu na delegacia para a realização de exame resíduográfico -- que procura vestígios de disparo de arma de fogo nas mãos, roupas ou objetos de uma pessoa. Um facão foi apreendido. O caso será investigado.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) informou que a Polícia Militar afastou dois agentes envolvidos na ocorrência e apura com rigor todas as circunstâncias do fato, por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado. “Os procedimentos adotados na ação não condizem com as práticas da Instituição, que é legalista e não compactua com excessos ou desvios de conduta”, finalizou a nota.