Desassoreamento
Estiagem mobiliza ações de emergência no interior
O município de Artur Nogueira, na região de Campinas, teve situação de emergência por conta da condição hídrica decretada na segunda-feira (5) em publicação no Diário Oficial. Por conta disso, ações emergenciais começaram a ser executadas para o desassoreamento do córrego Cotrins a fim de melhorar as condições de captação de água.
O governo estadual iniciou no dia 29 de julho o Plano Estadual de Resiliência à Estiagem SP Sempre Alerta, com diretrizes e ações de prevenção, mitigação e resposta aos impactos da estiagem prolongada nos municípios paulistas.
O desassoreamento do córrego Cotrins foi iniciado no início da semana pelo Daee, órgão gestor dos recursos hídricos no Estado de São Paulo, que direcionou uma escavadeira hidráulica e caminhões para a cidade. Também está em estudo de viabilidade técnica e econômica, em conjunto com a Defesa Civil, a possibilidade de instalação de uma adutora provisória para levar água do córrego Boa Vista, conhecido como Poquinha, para uma das Estações de Tratamento de Água (ETA da cidade.
A Defesa Civil já tinha enviado 25 mil litros de água e 300 cestas básicas à cidade na última semana, e está direcionando mais 25 mil litros na terça-feira (6). (Da Redação, com informações do governo de São Paulo)