Qualificação
Sebrae-SP abre 350 vagas para melhorar produtividade de empresas
Com o uso de uma metodologia ágil para solucionar problemas e otimizar processos, o Sebrae-SP está com inscrições abertas para acompanhar gratuitamente 350 micro e pequenas empresas de Sorocaba e região por meio do Programa Brasil Mais Produtivo. As inscrições podem ser feitas até 16 de agosto por meio do link https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.
O programa envolve a parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), BNDES, Embrapii, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e Senai.
Na região de Sorocaba, podem se inscrever micro e pequenas empresas das cidades de Alambari, Alumínio, Angatuba, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.
Um dos diferenciais do programa, de acordo com o Sebrae-SP, é o acompanhamento individualizado de um bolsista especialista em inovação para fazer o diagnóstico da empresa, orientar e apoiar a implantação de melhorias no negócio durante um período de seis meses. O acompanhamento é realizado por um Agente Local de Inovação (ALI).
“A rotina do empreendedor é corrida e o acompanhamento individual de um bolsista especialista em inovação é importante para o sucesso da implantação das mudanças no negócio. Nos ciclos anteriores, o programa registrou um aumento médio de 28,4% na produtividade das empresas participantes”, diz Adriano Nakamura, gestor estadual do programa do Sebrae-SP. Entre setembro de 2022 e junho de 2024, foram mais de 25 mil empresas acompanhadas de 595 municípios paulistas.
Ao fazer a inscrição, a empresa é direcionada para uma jornada de acordo com o setor: comércio, serviços ou indústria, informa o Sebrae-SP. Durante a Jornada de Produtividade, a empresa terá o acompanhamento para inovar em busca de aumento no faturamento ou redução de custos e seguem uma trilha bem direcionada. O trabalho começa com o mapeamento de desafio, busca de soluções, medição de indicadores, implantação da solução e encerra com a avaliação da jornada e resultados. (Da Redação)