Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abastecimento

Saae conclui reparo em adutora que rompeu em Salto

Trabalho foi finalizado por volta das 21h de ontem (27); no entanto, cenário ainda é de instabilidade

28 de Junho de 2024 às 10:07
Da Redação [email protected]
Estimativa do departamento técnico do Saae é que levará de dois a três dias para que o sistema se equilibre novamente
Estimativa do departamento técnico do Saae é que levará de dois a três dias para que o sistema se equilibre novamente (Crédito: Saae Salto)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto finalizou o reparo na adutora de água do Piraí, que rompeu na tarde de quinta-feira (27). Os trabalhos foram finalizados por volta das 21h de ontem. Segundo a autarquia, o problema foi causado por um caminhão de uma empresa privada.

A adutora Piraí é de grande porte e leva água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Bela Vista, responsável por 85% do abastecimento de Salto.

De acordo com o Saae, com exceção do Jurumirim, todos os outros reservatórios de água foram abertos hoje (28) pela manhã, mas o cenário ainda é de instabilidade.

"Quando ocorre uma longa paralisação como essa, é comum que os reservatórios abertos esvaziem duas vezes mais rápido devido à demanda que ficou represada – as residências precisam encher novamente as suas caixas, os moradores realizam as tarefas domésticas e de higiene que não puderem fazer durante o período de paralisação do fornecimento etc", informou o Saae. 

Ainda conforme a autarquia,  a estimativa do departamento técnico é que levará de dois a três dias para que o sistema se equilibre novamente e fique sustentável entre a oferta e a demanda de água. Interrupções e paradas para recuperação de nível dos reservatórios devem ocorrer ao longo dos próximos dias.

"Estamos monitorando minuto a minuto o sistema de abastecimento e pedimos encarecidamente à população que colabore neste momento, evitando desperdícios e utilizando a água apenas nas tarefas em que ela é realmente indispensável", concluiu a nota.