Habitação
Secretaria autoriza construção de 251 moradias em Araçoiaba
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), autorizou a construção de 251 moradias em Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A assinatura da Ordem de Início de Serviços (OISs) está agendada para hoje (26), no Conjunto Habitacional Vereadora Maria Paula Espósito, durante a entrega de duas praças na cidade.
De acordo com o governo estadual, serão investidos cerca de R$ 26 milhões nas novas unidades habitacionais em Araçoiaba. Desse total, 100 já tinham sido conveniadas entre o município e a CDHU e 151 são novas moradias anunciadas no fim de abril. As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia.
As unidades contarão com piso cerâmico, azulejo no banheiro, na cozinha, na área de serviço e sistema de energia solar fotovoltaico. O novo empreendimento habitacional é viabilizado pela CDHU, em parceria com a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, que doou o terreno.
O financiamento dos imóveis seguirá as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Conforme a secretaria, o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA - índice oficial do IBGE. O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias e podem comprometer, no máximo, em até 20% os rendimentos mensais com as prestações.
A inauguração da praça e assinatura de ordem de serviço para construção das moradias estão programadas para as 11h30 de hoje. Será na praça Sérgio Luiz Silveira, junto à alameda Nair Roja Buose, 97.
Nas duas praças, a secretaria investiu R$ 477,8 mil, com recursos do Programa Especial de Melhorias (PEM). O equipamento público conta com aparelhos de ginástica, playground, bancos, pergolado, quadra poliesportiva (meia quadra de basquete) e iluminação de LED.