Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boituva

Após acidente, Prefeitura suspende atividades no Centro de Paraquedismo

No começo dste mês, paraquedista boliviano tentou salto em cima de balão

24 de Junho de 2024 às 13:47
Da Redação [email protected]
Jhovanny Duran faz salto radical em Boituva-SP
Jhovanny Duran faz salto radical em Boituva-SP (Crédito: Divulgação/ Redes sociais)

A Prefeitura de Boituva confirmou a suspensão temporária dos saltos a partir de balões até a conclusão de um projeto de segurança que está sendo desenvolvido com apoio de pilotos e especialistas das confederações de paraquedismo e balonismo.

A medida foi tomada após o acidente ocorrido no começo deste mês, quando o paraquedista colombiano Jhovanny Duran tentou fazer um salto de cima de um balão de ar quente, mas acabou rasgando a lona e caiu pela parte de dentro.

Relembre o caso

Imagens revelam a dramaticidade do momento em que o paraquedista afunda no balão, atingindo a parte do maçarico, fraturando uma das pernas. O piloto do balão conseguiu pousar em segurança.

O salto era uma manobra complexa e arriscada, mas foi planejada pela equipe. A intenção era que o paraquedista saltasse do topo do balão a uma altura de aproximadamente 1.800 metros, proporcionando um espetáculo, inclusive com imagens impressionantes.

O vídeo abaixo mostra o paraquedista no topo do balão acenando para a câmera e correndo para fazer o salto. Em seguida, com o seu peso, a lona, chamada de envelope, se rasga e Jhovanny escorrega para dentro do balão. Felizmente, ele conseguiu acionar o paraquedas e pousar em segurança.

Jhovanny mora no Rio de Janeiro e segundo ele, está “em recuperação, com muitas dores’’. Ele diz que ‘‘costumava ir a Boituva de 15 em 15 dias para realizar os saltos’’. Ainda de acordo com o profissional, o acidente não vai impedir de retornar a praticar o esporte.

Em resposta ao incidente ocorrido com o paraquedista, a Prefeitura de Boituva informou que está tomando as medidas cabíveis dentro de sua competência. ‘‘É importante esclarecer que a responsabilidade pela regulamentação e segurança de atividades aéreas é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)’’. A prefeitura informou, ainda, que foi feita uma reunião determinando a suspensão temporária dos saltos de paraquedas a partir de balões. (João Frizo - programa de estágio)