Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Piedade e Salto confirmam novas mortes por dengue em 2024

Em Piedade, um homem de 59 anos é o primeiro do ano; já em Salto o número de vítimas chega a três

10 de Junho de 2024 às 15:22
Thaís Marcolino [email protected]
Mosquito Aedes aegypti está encontrando ambientes propícios para proliferação mesmo no frio
Mosquito Aedes aegypti se prolifera com maior facilidade no calor (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Piedade e Salto confirmaram novas mortes por dengue nesta segunda-feira (10). Enquanto o governo piedadense contabilizou o primeiro óbito do ano, o saltense totaliza, agora, três mortes causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Já em Sorocaba, não houve novo óbito, entretanto, quatro pessoas que faleceram com sintomas da doença passaram a integrar o quadro de investigações.

Piedade

Um homem, de 59 anos, é o primeiro óbito confirmado por dengue em 2024, em Piedade. Segundo a prefeitura, ele possuía doenças pré-existentes. Até o momento, a cidade acumula 362 casos confirmados e não há nenhum novo óbito em investigação. 

Os moradores de Piedade que sentirem sintomas de dengue podem procurar a Santa Casa ou uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O espaço proporciona, também, monitoramento da condição e, a depender do estado de saúde, o paciente pode receber orientações específicas. 

Já para as crianças de 10 a 14 anos, a vacinação contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti continua. No município, restam 201 doses disponíveis nos postos. A campanha acontece de segunda à sexta, das 8h às 15h, em todos as UBS. 

Salto

O governo saltense confirmou mais uma morte por dengue na cidade. É o terceiro óbito do ano. Dados como sexo e idade não são informados pela Secretaria Municipal de Saúde (SES) com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Até o momento, a cidade totaliza 3.250 casos confirmados. Outros seis óbitos seguem em investigação.

Sorocaba

O Instituto Adolfo Lutz recebeu mais quatro amostras de pessoas que faleceram com suspeita da dengue em Sorocaba. A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pelo município às segundas e quartas-feiras.

Uma mulher, de 69 anos e três homens, de 65, 72 e 94 anos passam a integrar o levantamento. Agora, são 22 mortes em investigação. Em relação aos óbitos confirmados, são 22 até o momento. 

Conforme a SES, Sorocaba tem 34.068 confirmados, sendo 33.849 autóctones -- quando a doença é adquirida na cidade --, 206 importados e 13 indeterminados.

Com relação aos internados, o levantamento da pasta de saúde contabiliza 14 pessoas em leitos de enfermaria e cinco em Unidade de Terapita Intensiva (UTI). Os hospitais com pacientes com dengue e que precisam de acompanhamento diária são: Santa Casa (3), Amhemed (1), Unimed (6) e Evangélico (9).