Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segunda vez!

Câmera de segurança mostra onça entrando em condomínio de Araçoiaba; vídeo

O caso aconteceu na quinta-feira (6) no condomínio Lago Azul; Defesa Civil da cidade acompanha o caso

08 de Junho de 2024 às 18:51
Thaís Marcolino [email protected]
A onça subiu na árvore para pular o muro do condomínio
A onça subiu na árvore para pular o muro do condomínio (Crédito: Crédito: Cortesia/ Jornal Popular News)

** matéria atualizada às 21h43

Câmeras de segurança flagraram uma onça-parda entrando no condomínio Lago Azul, em Araçoiaba da Serra, na madrugada de quinta-feira (6). A Defesa Civil da cidade informou ao Cruzeiro do Sul que está ciente do aparecimento do felino e faz o acompanhamento no local em que o animal foi avistado.

Com a circulação das imagens e a preocupação dos moradores do condomínio, a administração emitiu um comunicado oficial ontem (7). O documento informa que o animal, da espécie suçuarana, chegou ao residencial "proveniente da Associação Evidence, pulando o muro e passando pela concertina, podendo estar machucado". 

Os responsáveis acionaram os órgãos competentes que solicitou que, se avistarem a onça "não se aproximem ou interajam com ele", cita outro trecho do comunicado. Por fim, a nota esclarece que, embora ataques desse tipo de onça a humanos sejam considerados raros, é recomendado que os moradores "mantenham portas e janelas fechadas, que não deixem seus pets expostos e que evitem circular a pé pelo condomínio até novas orientações", finaliza o comunicado publicado pelo Jornal Popular News nas redes sociais. 

Uma feira, realizada às sextas-feiras, também teria sido cancelada no local por receio do aparecimento do animal. 

"Continuamos na busca do animal, o qual não foi mais visto. Todos os órgãos competentes estão atuando no caso. Nossos objetivos têm sido a segurança dos moradores e a preservação do animal", informou a síndica do condomínio, na noite deste sábado (8).

Segundo Reginaldo Barros, coordenador da Defesa Civil de Araçoiaba da Serra, assim que capturada, a onça é encaminhada a parceiros (entidades ou zoológicos) para que possa ser feitos exames e, no final, inserido um chip para monitoramento. A próxima etapa é soltar o animal na Floresta Nacional de Ipanema (Flona) após autorização Federal ou, então, o felino permanece nos espaços focados na preservação e cuidado animal, como o zoo.

Não é a primeira vez

Em 2009, o condomínio Lago Azul enfrentou uma situação parecida. Na época, o felino foi visto rondando uma casa e os moradores avisaram o serviço de vigilância. A Polícia Ambiental pediu ajuda a biólogos do Zoológico de Sorocaba para capturar o animal.

Nesta semana, na terça-feira (4), o aparecimento de uma onça também chamou atenção em Itu. Na ocasião, um morador do condomínio Chácaras Flórida, filmou o animal, que acabou se assustando e fugiu. O Corpo de Bombeiros foi ao local para fazer a captura correta, porém não o encontrou.

 Assista o vídeo:


Galeria

Confira a galeria de fotos