Saúde Pública
Região de Sorocaba tem ainda 3 mil doses da vacina contra a dengue
Ao menos 3.344 doses da vacina contra a dengue restam no estoque de cidades da região de Sorocaba. O levantamento é do Cruzeiro do Sul com base no quantitativo informado pelas prefeituras de Salto de Pirapora, Votorantim, Sorocaba, Capela do Alto, Piedade, Porto Feliz, Alumínio e São Roque.
Os imunizantes chegaram à região no final de abril e estão disponíveis para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Se não vier uma nova remessa nas próximas semanas, as secretarias municipais da saúde terão de paralisar a campanha por falta de doses.
A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre novo envio, porém a pasta federal limitou-se a dizer que “garante o envio das doses D1 e D2 para todas as regiões já elencadas na estratégia, conforme a disponibilidade de doses pelo laboratório fabricante, a adesão da população e o intervalo de aplicação da D2”, cita em nota. No entanto, o quantitativo recebido não é suficiente para vacinar em sua totalidade, tampouco o público-alvo.
Para 20 municípios que compõem o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba — são 33 no total —, o primeiro anúncio era de que chegariam 95 mil doses. Porém, apenas na cidade sede, foram enviadas pouco mais de 11 mil. Em Sorocaba, restam cerca de 400 imunizantes contra a dengue. Já, em Votorantim, são 1.340.
Boletim epidemiológico
Conforme o Painel de Monitoramento Dengue do Estado de São Paulo, apenas no GVE, sem contar com Sorocaba, são 44.045 casos confirmados e 19 mortes.
Somente a Manchester Paulista, que obtém o maior número de casos e vítimas do grupo, são 30.924 positivados e 22 óbitos.
Dia D
Várias cidades vão aproveitar o Dia D de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) em todo o Estado para vacinar crianças e adolescentes contra a dengue.
Em Sorocaba, a ação acontece hoje das 8h às 14h, em 19 Unidades Básicas de Saúde. São elas: Angélica, Aparecidinha, Barcelona, Brigadeiro Tobias, Cerrado, Éden, Escola, Haro, Laranjeiras, Maria do Carmo, Maria Eugênia, Nova Sorocaba, Paineiras, Rodrigo, Santana, São Bento, Ulisses Guimarães, Vitória Régia e Wanel Ville.
Além da dengue, os agentes de saúde aplicam os imunizantes contra a influenza (gripe), Covid-19, assim como as demais doses de rotina.
A SES destaca que é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça às UBSs, levando documento com foto e Carteira de Vacinação para que os profissionais da Saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado.
O mesmo acontece em Votorantim. Na cidade, a campanha será realizada das 8h às 16h, em oito UBSs: Cristal, Tatiana, Barra Funda, Bela Vista, Novo Mundo, Rio Acima, Serrano e Vila Nova.
A campanha de multivacinação disponibilizará as vacinas do calendário de rotina para pessoas menores de 15 anos. A população poderá receber doses da Influenza, Covid-19 e dengue; as duas últimas para os públicos prioritários.
Doses restantes
Votorantim 1.340 doses
Porto Feliz 506 doses
Salto de Pirapora 464 doses
Sorocaba 400 doses
Capela do Alto 250 doses
Piedade 201 doses
São Roque 125 doses
Alumínio 58 doses