Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região

Votorantim confirma quarta morte por dengue no ano

Trata-se de uma mulher, que faleceu com 26 anos

04 de Junho de 2024 às 18:37
Thaís Marcolino [email protected]
A dengue é uma doença debilitante e cabe ao médico determinar o período de afastamento das atividades laborais
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A quarta morte por dengue, em Votorantim, foi confirmada nesta terça-feira (4). Trata-se de uma mulher que tinha 26 anos. As outras três mortes são de homens com 51, 63 e 75 anos de idade. 

Conforme a Secretaria de Saúde da cidade, 5.554 casos foram confirmados até então, enquanto outros 600 aguardam o resultado do exame. Um óbito suspeito de dengue segue em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz. 

Atendimento

As pessoas que apresentarem sintomas leves de dengue devem procurar atendimento em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (SES) e Estratégia Saúde da Família (ESF). Considera-se sintoma leve quando há febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.    

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.

Por pouco mais de um mês, a cidade manteve em funcionamento um Núcleo de Dengue, na qual realizou mais de dois mil atendimentos.