Na região
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Itapetininga, é interditada
A Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no centro de Itapetininga, foi fechada na última terça-feira (28) após o desabamento do reboco de uma das torres. Parte da rua Venâncio Ayres, em frente ao templo, também foi interditada.
De acordo com a Prefeitura, uma equipe esteve no local e fez uma análise do revestimento externo da igreja. A Defesa Civil Municipal acompanha os trabalhos.
Segundo informações do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga (IHGGI), a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída no estilo colonial e inaugurada em agosto de 1873. O templo é a construção religiosa mais antiga da cidade que ainda está em pé.
Para ser construída, foram arrecadados donativos da população e utilizada a mão de obra de escravizados, que dedicavam o pouco tempo de descanso para erguer um local onde pudessem fazer suas orações. A partir disso, a igreja recebeu o nome de “Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos”.
À frente da obra, estava Antonio Florêncio de Azevedo, o mestre Florêncio, mesmo responsável pela construção do teatro São João, também localizado em Itapetininga. Após a decretação da abolição da escravatura, a igreja continuou sendo ponto de orações e comemorações religiosas dos homens negros, principalmente durante a festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário, que era realizada no dia 24 de agosto. No largo do Rosário ocorriam quermesses e as tradicionais congadas e moçambiques, com seus cantos e danças. (Da Redação)