Eleições 2024
São Roque: prefeito Guto Issa vai em busca da reeleição
Cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é um dos destaques no turismo
São mais de 600 mil visitantes que escolhem todos os anos passar bons momentos em São Roque. A escolha não é à toa. São várias rotas turísticas, como a do Vinho, inúmeras opções de hospedagem, desde as mais intimistas até as que atendem toda a família.
O cenário agradável, cercado de verde, e a localização a menos de 70 quilômetros de São Paulo são atrativos naturais. Só que a cidade passou a conquistar também novos empreendimentos. Tem Castelo Medieval, Museu de Carros Antigos, um grande outleet de compras além de um aeroporto para aviões executivos.
No ano passado, só o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR/SP) repassou R$ 539.004,06 para obras turísticas em andamento no município. Recursos como esse foram e são importantes para manter a agenda cultural cheia de eventos para turistas e moradores. Aliás, quem visita São Roque acaba se surpreendendo com os canteiros de flores em diversos pontos.
O prefeito Guto Issa tem uma explicação para isso. “A logística é perfeita. Crescimento econômico devido a zeladoria urbana, segurança e atração de novas empresas e empreendimentos” afirma. Atualmente, ele também responde como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (CDRMS). E defende para quem quiser ouvir que o turismo é uma alternativa viável para as cidades da região.
Ano de eleição
Este ano, quando serão realizadas as eleições municipais para prefeito, vice e vereadores, a expectativa passa a ser o pleito municipal. Com base nisso, para entender as preferências dos eleitores, uma pesquisa eleitoral realizada entre os dias 30 de abril e 2 de maio de 2024, questionou os eleitores de São Roque “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito de São Roque” e revelou a preferência dos eleitores. A pesquisa foi encomendada pela Link Três Comunicação e registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número SP 03488/2024.
Entre os pré-candidatos que apresentaram suas intenções de concorrer ao cargo de prefeito em outubro deste ano, Guto Issa, do PSD, aparece na liderança com 61% das menções. O vereador Cabo Jean, do PL, segue com 16% das intenções de voto, enquanto Chumbinho, do Solidariedade, é citado por 6% do eleitorado. Um total de 8% dos entrevistados afirmou que vai votar em branco ou anular o voto, mesma porcentagem dos que não souberam ou preferiram não opinar. Espontaneamente, 48% menciona Guto Issa e 1% Efaneu.
No cenário espontâneo, onde nenhum nome é indicado pelo entrevistador, Guto Issa aparece com 48% das menções, seguido por Cabo Jean com 6%, Chumbinho e o ex-prefeito Efaneu aparecem com 1% cada. O índice de branco ou nulo permanece em 8%, enquanto 36% dos entrevistados não citaram nenhum postulante ao cargo.
Rejeição e expectativa de vitória
Quanto à rejeição dos candidatos, Chumbinho lidera com 50%, seguido por Cabo Jean com 28%, Guto Issa com 11%, e 8% afirmaram que poderiam votar em qualquer um deles. 16% não souberam ou preferiram não opinar.
Em relação ao vencedor das eleições, 74% dos entrevistados acreditam que Guto Issa irá ganhar, enquanto 12% apostam em Cabo Jean, 3% em Chumbinho, e 11% não souberam opinar.
Aprovação
Quando questionados sobre a administração do prefeito Guto Issa, 64% responderam que é ótima ou boa, 7% consideraram ruim ou péssima, e apenas 2% não souberam opinar. Além disso, 74% dos entrevistados aprovam a forma como Guto Issa está administrando, enquanto 20% desaprovam e 6% não souberam opinar.
O levantamento, conduzido pelo Instituto Ipec (antigo Ibope), entrevistou 504 eleitores, com uma margem de erro máxima estimada de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. A pesquisa pode ser consultada na íntegra pelo portal https://pesqele-divulgacao. tse.jus. br/index. xhtml. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos