Buscar no Cruzeiro

Buscar

Reconhecimento

Piedade espera título de capital da alcachofra

Município é responsável por 65% da produção nacional da planta

18 de Abril de 2024 às 23:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
Reconhecimento traz uma série de benefícios para o município da RMS
Reconhecimento traz uma série de benefícios para o município da RMS (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei PL 8758/2017, que confere a Piedade o título de Capital Nacional da Alcachofra. A votação foi unânime entre os 15 membros da comissão.

Uma comitiva de Piedade, composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de membros da sociedade civil, esteve em Brasília, para acompanhar a votação do projeto. O próximo passo será a análise pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Federal, antes de seguir para a etapa final de tramitação e publicação oficial.

Piedade é destaque nacional de produção de alcachofra, com cerca de 120 hectares de área plantada. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a expectativa é que a próxima safra supere as 2.800 toneladas, o que representa cerca de 65% da produção nacional. Piedade conta, ainda, com 14 produtores que têm como principal cultura a alcachofra.

A conquista do título de Capital Nacional da Alcachofra traz uma série de benefícios para o município, como o reconhecimento das características agrícolas da região e a promoção da cidade em níveis nacional e internacional. Essa visibilidade ampliada deve atrair mais visitantes e investidores, o que contribui para o desenvolvimento econômico e turístico de Piedade.

(Da Redação)