Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espaço Exclusivo

Salto de Pirapora cria centro de atendimento para casos de dengue

10 de Abril de 2024 às 22:29
Cruzeiro do Sul [email protected]
Caden de Salto de Pirapora funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, na rua Avelino Antunes Marques, 10
Caden de Salto de Pirapora funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, na rua Avelino Antunes Marques, 10 (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SALTO DE PIRAPORA)

Moradores de Salto de Pirapora passaram a contar com o novo Centro de Atendimento aos Pacientes com Suspeita de Dengue (Caden), desde ontem (10). A medida foi adotada após a Secretaria Municipal de Saúde notar aumento de 40% nos atendimentos da Santa Casa Municipal.

“O Caden conta com uma equipe especializada no atendimento de pacientes com suspeita de dengue. Neste serviço, o atendimento ocorre de acordo com os protocolos, o que faz com que diminuam os riscos desse paciente sofrer por conta dos agravos da doença”, explicou o coordenador das Unidades de Saúde da Família, Regis Atanazzio.

O espaço exclusivo funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. Os pacientes sintomáticos, ou seja, que possuem dor no corpo, atrás dos olhos, febre e fraqueza, devem procurar o Caden. Segundo a secretária de Saúde, Cássia Queiroz, “assim como a Santa Casa, o Centro tem profissionais qualificados e especializados para o atendimento de casos de dengue”, ressaltou.

De acordo com o Painel de Monitoramento de Dengue — produzido pelo Estado de São Paulo com base nas informações das prefeituras —, Salto de Pirapora contabiliza 1.087 casos notificados, mas 233 foram confirmados após exames. A cidade não tem nenhum óbito confirmado ou em investigação.

O Caden está localizado na rua Avelino Antunes Marques, 10, no Jardim Avenida. Outras informações podem ser consultadas no portal da Prefeitura de Salto de Pirapora (www.saltodepirapora.sp.gov.br).

Outras cidades

Além de Salto de Pirapora, o avanço no número de casos de dengue levou as prefeituras de Itu, Salto, Sorocaba e Votorantim a também ampliar o atendimento.

Em Sorocaba são três unidades sentinelas. Três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - Fiori, Hortência e Simus - estão atendendo das 8h às 18h nesse modelo. O espaço para hidratação foi ampliado e conta com a realização de testes até às 14h, por meio da coleta de sangue. Antes, só era possível realizar o exame em unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PA).

Nas cidades de Itu e Salto, após decretadas as situações de emergência, as unidades de saúde também aumentaram a oferta para os moradores com sintomas de dengue.

Já em Votorantim, desde a segunda quinzena de março, os pacientes contam com dois polos de atendimento. As UBSs do Parque Bela Vista e do Jardim Novo Mundo funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.

Confira os detalhes dos atendimentos em cada município no site jornalcruzeiro.com.br. (Da Redação)