Crime ambiental
Suspeito é preso por tráfico de cobras exóticas em Salto
Na casa dele foram encontradas 47 espécies dos répteis. O homem foi autuado e liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado
Um homem de 44 anos, suspeito de tráfico de répteis, foi preso nesta segunda-feira (1°), em Salto. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram apreendidas 47 cobras exóticas no Jardim Nação. Entre as espéciais, corn snake -- de origem norte-americana --, king snake e píton ball.
Conforme o boletim de ocorrência, policiais civis realizaram uma investigação acerca do suspeito, que é tido como o principal fornecedor de serpertes de Sorocaba a região.
A abordagem ocorreu no momento em que o homem entragaria o animal para uma outra pessoa. Ao perceber a movimentação policial, não efetuou a compra e saiu do local. A polícia, então, abordou o acusado, que levou os agentes até a casa onde as cobras eram criadas.
As espécies foram encaminhadas ao Núcleo da Floresta, em São Roque, onde também está instalado o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). De acordo com o responsável, Rafael Mana, após a triagem e análise veterinária, as cobras serão microchipadas, inseridas no sistema do governo do estado e disponibilizadas para destinação para os empreendimentos de fauna licenciados, como zoológicos, mantenedouros e criadores.
O comerciante ilegal foi autuado e liberado após a assinatura do Termo Circunstanciado. O caso foi registrado pela Delegacia de Itu e encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos