Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Itapetininga terá posto de coleta de sangue

28 de Março de 2024 às 22:28
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

A Prefeitura de Itapetininga firmou parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a instalação de um posto de coleta de sangue no município. O acordo de cooperação técnica foi aprovado na segunda-feira (18), por decisão unânime do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de Botucatu.

A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica marca a última etapa necessária para a entrega em definitivo do novo serviço de saúde municipal, prevista para o início do mês de abril. Segundo a administração municipal, o Posto Municipal de Coleta de Sangue de Itapetininga é resultado do 3º Leilão Solidário, realizado durante a 50ª Expoagro. Na ocasião, graças aos lances alcançados nos arremates do mais diversos itens, foram arrecadados R$ 236,5 mil para a compra dos equipamentos necessários.

“Durante todo o processo de implantação do novo serviço foram realizadas inúmeras visitas das equipes técnicas do Hemonúcleo da Unesp de Botucatu para inspeção e, posterior, parecer favorável na instalação”, explicou a Prefeitura de Itapetininga, acrescentando que “a gestão pública municipal obedeceu rigorosamente a todos os trâmites exigidos por lei para a instalação, aquisição de equipamentos e operacionalização do Posto de Coleta de Sangue, de acordo com a complexidade que o processo demandou”.

A Prefeitura destacou que “os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório, com a aplicação de recursos feita de forma transparente e com total lisura”. Ao todo foram adquiridos mais de 30 itens destinados ao projeto em um investimento que superou o valor arrecadado. O município também informou que contratou, por meio de concurso público, os profissionais que atuarão no posto de coleta. Em seguida, os profissionais irão receber a capacitação técnica exigida diretamente na Unesp de Botucatu.

O posto será instalado na rua Jorge Ozi, 692, no Centro. O cadastramento dos futuros doadores será anunciado em breve. (Da Redação)