Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Cerca de mil imóveis são alvos de fumacê no combate à dengue em Votorantim

As equipes de saúde circularam pelos dois bairros Jardim Novo Mundo e Jardim Primavera entre terça-feira (5) e ontem (7)

08 de Março de 2024 às 17:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
O fumacê é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas de enfrentamento ao mosquito
O fumacê é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas de enfrentamento ao mosquito (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Votorantim)

Aproximadamente 1 mil imóveis foram alvos de uma nebulização espacial, popularmente conhecida como fumacê, no Jardim Novo Mundo e Jardim Primavera. O veículo com o equipamento usado para espalhar o inseticida do ambiente circulou pelos dois bairros entre terça-feira (5) e ontem (7) com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue.

A ação foi realizada pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa). O planejamento foi desenvolvido pelos agentes de zoonoses nos dois bairros devido aos registros de casos da doença na região.

O fumacê é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas de enfrentamento ao mosquito. O equipamento presente na carroceria de uma camionete emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências. O inseticida elimina boa parte dos mosquitos e diminui possíveis infestações.

Prevenção

Os meses de maior probabilidade de aumento dos casos de dengue são março e abril. Para evitar a elevação de registros da doença, a colaboração da população é necessária, já que a maior parte dos criadouros está dentro das casas.

A prevenção da dengue começa com ações simples que devem se tornar hábitos, como evitar acumular água em pratos de vasos, garrafas e recipientes. Os contentores de resíduos sólidos devem permanecer sempre tampados e os sacos plásticos bem fechados.

As garrafas, baldes e latas devem ser colocados no lixo ou virados de boca para baixo, em local coberto. As caixas d'água devem ficar bem fechadas e vedadas. É preciso evitar frestas para a entrada do mosquito. (Da Redação)